Dom Walmor preside missa com a consagração da Basílica da Piedade

Foto de celebração da missa de consagração

O arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu na tarde desta sexta-feira, 15 de dezembro, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, a consagração da Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica Nossa Senhora da Piedade e a dedicação do altar. A Missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar dom Vicente Ferreira, padres e diáconos.

Durante a celebração, dom Walmor aspergiu àgua benta sobre o altar e por toda a Basílica, como parte do rito de consagração da igreja, que passa a se chamar Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica Nossa Senhora da Piedade, de acordo com o reconhecimento do Papa Francisco. A medida foi anunciado por dom Walmor no dia 19 de novembro, durante peregrinação de moradores de rua ao Santuário. Também foram ungidos quatro crucifixos nas laterias do altar, simbolizando os quatro evangelistas, e o próprio altar.

Dom Walmor disse que o título de Basílica é um presente para todos os mineiros. “Que cada peregrino possa vir aqui e se sentir vestido da realeza de Cristo. Não apenas para contemplar, mas sobretudo para assumirmos o compromisso cristão de levantar os caídos, de fortalecer os enfraquecidos, de devolver aos irmãos a dignidade maior que é a de ser filhos e filhas de Deus. Estar aqui significa abrir o coração para receber as graças que nos são concedidas por Deus. Que nos ungindo ao coração de Deus, possamos superar tudo o que nos faça menos irmãos uns dos outros, pois precisamos, cada vez mais, nos aproximar de Deus para que brilhe em nós a luz de Sua presença que é o amor“. Sobre o título de basílica, dom Walmor ressaltou: “Que esta basílica seja para todos nós – devotos de Nossa Senhora da Piedade – uma escola de clemência e de bondade. Louvado seja Deus por este lugar que recebeu os primeiros peregrinos há 250 anos. Que este Santuário se torne para todos nós um motivo de sabedoria“.

O Arcebispo também lembrou que ter a menor basílica do mundo em Minas Gerais tem um significado especial para o coração do povo mineiro, pois o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é uma grande pérola da fé cristã católica mineira.

Comentário

Comentários estão fechados

....

Veja também: