Saúde encontra “altos índices” de larvas do Aedes aegypit em Barão de Cocais

Flash da reunião

A Secretaria Municipal de Saúde, de Barão de Cocais, realizou reunião na tarde da última quarta, 20/12, com presença dos secretários municipais, Edson Santos, Rogério Vidal e Hernane Duarte – da Saúde, Meio Ambiente e Obras, respectivamente. O encontro teve por objetivo a criação de parcerias para elaboração de um plano de ação de emergência no combate ao mosquito Aedes aegypit, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Barão de Cocais, as últimas pesquisas realizadas demonstraram “altos índices” de larvas do mosquito na cidade.

Participaram também da reunião, realizada no auditório da Secretaria de Saúde, o vereador Lúcio Pastor, os coordenadores da Vigilância em Saúde, Wanildo Alves e Rafaella Vieira, da Atenção Básica, Helenice Silvestre e Jaqueline Rocha, professores, Marcelo Ozório e Ivanete Nepomuceno – secretário de Educação, Marcelo Martins ( encarregado de obras), e José Sabino, conselheiro municipal de Saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, palestras, encontros e encenações teatrais sobre o tema, são algumas das atividades que já estão sendo realizadas, principalmente nas localidades onde o índice encontrados da larva do mosquito é alto.

O propósito é chamar à atenção das pessoas para os riscos que a doença pode causar, como também, se manterem atentas as inciativas que cabe a cada um, de fiscalizar a própria casa, evitar pontos com água parada e de não jogar lixo em terrenos, a população também pode e deve denunciar situações deste tipo.

Essas ações estão sendo realizadas com as Coordenações da Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Agentes de Combate a Endemias. Também estão sendo programados mutirões de limpeza para atender toda a cidade em janeiro 2018, para a retirada de todo entulho que possa acumular água, servindo de criadouros para o mosquito da dengue, Chikungunya e Zika.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas que tenham sintomas como febre alta e dores de cabeça, atrás dos olhos ou no corpo todo, que procurem atendimento nos PSFs o quanto antes para atendimento.

Comentário

Comentários estão fechados

....

Veja também: