Tenente Robson Souza se aposenta da Polícia Militar

No dia 3 de janeiro o comando do 26º Batalhão da Polícia Militar, em Itabira, homenageou o subtenente Robson Cezar de Souza, comandante do Pelotão da Rocca (Pelotão de cães amestrados da Polícia Militar), que reformou-se (aposentou-se) dos quadros da Polícia Militar de Minas Gerais, após 30 anos de serviços prestados à corporação. Tenente Robson é formado em História, pela Universidade do Centro Leste (Unileste), de Cel. Fabriciano (MG) e pós-graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), pólo de Barão de Cocais.

Ele é autor da monografia “Espada e ouro no Império Brasileiro – uma revisão biográfica do barão de Cocais – 1792-1869”, aprovado na banca de professores da Ufop. A monografia sobre o barão de Cocais foi apresentada para apreciação dos vereadores cocaienses em março de 2014, que aprovaram a lei nº 14/2014, tornando-se biografia oficial do barão de Cocais, em projeto de autoria dos vereadores Sebastião Eustáquio dos Santos e Geraldo Eduardo das Neves (Digó), que representa o distrito de Cocais (terra natal do barão) no Legislativo cocaiense. O então prefeito de Barão de Cocais, Armando Verdolin, sancionou a lei que instituía como biografia oficial do patrono do município, a partir de 2016. O então sargento Robson Souza recebeu o título de Cidadão Honorário de Barão de Cocais, outorgado pela Câmara Municipal, presidida pelo vereador Sebastião Eustáquio do Santos, em março de 2015. Foi agraciado com a medalha e placa comemorativa sobre o aniversário da Revolução Liberal de 1842, em Minas Gerais, entregue em Santa Luzia, pelo desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, em 2015.

Em Itabira, na cerimônia realizada no auditório do quartel do 26º batalhão da Polícia Militar, lotado de amigos cocaienses e militares, o tenente-coronel Hudson Matos Ferraz, comandante da corporação militar itabirana, entregou um certificado, passando para a reserva o subtenente Robson Cezar de Souza, que reformou-se como tenente da PM. O comandante Hudson agradeceu a participação do subtenente Robson, que serviu à PM de Itabira durante 11 anos. Antes, serviu no 14º Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga. Mas foi em Itabira que Robson criou um círculo de amizade com os militares e a população itabirana, à frente da Rocca. Ele casou-se em Barão de Cocais, com a professora Ivanete Nepomuceno de Souza, ex-diretora do Centro Educacional Nossa Senhora do Rosário, e que organizou a festa de despedida do marido, que passou a residir na cidade cocaiense, portal do Caraça. Também, Ivanete organizou e exibiu um vídeo narrando a trajetória do tenente Robson e suas atividades militares, e homenagens recebidas ao longo dos 30 anos de serviço militar. O casal empreendeu viagens à Europa, onde passou a lua de mel e visitou a Argentina, mostrado no vídeo com duração de 12 minutos, exibido após a celebração do culto evangélico, celebrado pelo pastor, sargento Cláudio. Logo após foi servido um almoço festivo nas dependências do quartel do 26º Batalhão. Uma criança de quase dois anos de idade e fardado de policial, entregou uma placa alusiva ao evento de reforma do tenente Robson. O vice-prefeito de Barão de Cocais, o sargento reformado e advogado Lourival Ramos, acompanhado do jornalista e historiador Leonel Soares Marques, amigo do militar e autor da primeira biografia sobre o barão de Cocais, prestigiou o acontecimento. No evento, lotado de convidados e militares, o tenente Robson agradeceu emocionado a todos os colegas de farda e aos amigos cocaienses presentes ao evento, dizendo que ao passar para a reserva após 30 anos de serviço militar, ele se dedicará a novos projetos e talvez cursar mestrado em História, ao lado de sua dedicada e inseparável esposa Ivanente Souza, que o auxiliar muito. A tenente Miriam, do setor de Comunicação do batalhão itabirano, encerrou a solenidade, desejando sucessos ao colega, tenente Robson, que tem muito a realizar fora da caserna, ao lado de sua esposa que organizou a memorável festa de despedida do militar.
*Leonel Marques

Comentário

Comentários estão fechados

....

Veja também: