Barão de Cocais realiza I Seminário de Educação

Foto do auditório ficou lotado para o evento

Cerca de 250 pessoas, entre professores, pedagogas, diretoras, vice-diretoras e monitores das escolas municipais, estaduais e particulares e da Apae, participaram sábado, dia 30, do I Seminário de Educação de Barão de Cocais, realizado no auditório lotado da Associação dos Colaboradores da Gerdau (ACG).

A mesa das autoridades foi composta pelo prefeito Décio Geraldo dos Santos; vice-prefeito Lourival Ramos; presidente da Câmara Municipal, vereador Leonei Morais Pires; secretário municipal de Educação, professor Rondinelli Fonseca Gomes, entre outros. Na abertura do evento, discursaram o prefeito Décio dos Santos e o secretário de Educação, Rondinelli Gomes, que saudaram os participantes.

Desfeita a mesa das autoridades, foi proferida palestra pela doutora Maria Amin, da empresa Vias do Saber, que falou sobre a abordagem neurológica dos Transtornos de Aprendizagem, quando questionou sobre o papel do professor e a diferença entre as deficiências, transtornos e dificuldades de aprendizagem. A professora Ozana Leal, abordou as principais dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura, escrita e matemática e como proceder com ou sem diagnósticos.

Na parte da tarde, a doutora Maria Amin e Lucrécia Vera, falaram sobre a técnica para melhoria do comportamento e autonomia para estudar, e como estimular atenção e memória em sala de aula. A professora Ozana Leal retornou com a palestra sobre a inclusão escolar, leis e práticas. Finalizando, a equipe da empresa Vias do Saber apresentou o tema “Transtorno no Espectro Autista (TEA), e como reconhecer sinais precoces e critérios de diagnósticos.

A Via do Saber é um grupo que atua na área de saúde e de educação e tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano de forma inclusiva, proporcionando apoio à família e aos educadores, visando superar as barreiras da inclusão social. Sua atuação ocorre em uma perspectiva multidisciplinar, contemplando as áreas de Neuropediatria, Psicologia, Pedagogia, Neurologia, Fonoaudiologia e Psicopedagogia e Screener da Síndrome de Irlen.
O Seminário de Educação teve colaboração da Gerdau e apoio da Prefeitura de Barão de Cocais, além da Vias do Saber.
*Leonel Marques

Comentário

Comentários estão fechados

....

Veja também: