Semana Santa em Barão de Cocais


A Semana Santa em Barão de Cocais está sendo realizada em conjunto com as paróquias de São João Batista (Centro) e São José Operário (Andaime/ Cocais), cujas cerimônias religiosas começaram com o Setenário das Dores, dia 2 de abril, e se prolongam até o dia 8 sábado.
No domingo, dia 9, Domingo de Ramos, Bênção dos Ramos na comunidade de São Benedito, seguindo para o Santuário São João Batista, passando pela rua Desembargador Moreira. Bênção dos Ramos também nos bairros da Sagrada Família/ Viúva, na comunidade de São Miguel/ Leão XIII e, à noite, celebração de missa na Matriz Santuário São João Batista. Na paróquia São José (Andaime), Bênção de Ramos no distrito de Cocais, povoado de Boa Vista e na Matriz São José Operário, no bairro Andaime, cuja procissão de Ramos sairá do bairro São Judas, no Garcia.
Na segunda-feira santa, dia 10, procissão da imagem de Nossa Senhora das dores para a igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Viúva, proveniente da Matriz Santuário. Na paróquia São José, Via Sacra na comunidade de Boa Vista (distrito de Cocais) e procissão do Depósito da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a residência de dona Maria Gonçalves, proveniente da igreja do Rosário, de Cocais. Às 19h, celebração eucarística na Matriz São José Operário, no bairro Andaime.
Na terça-feira santa, dia 11, às 9h, caminhada penitencial e transladação da imagem de Nosso Senhor dos Passos, da Matriz Santuário, em direção à Matriz São José, no bairro Andaime, onde haverá celebração de missa. Na paróquia São José, Terço dos Homens no povoado de Boa Vista e celebração de missa e procissão do Depósito da Imagem de Nosso Senhor dos Passos, da igreja de Santana, de Cocais, rezando a Via Sacra. Às 20h, recebimento da imagem de Nosso Senhor dos Passos, da Matriz Santuário para a Matriz São José, no bairro Andaime.
Quarta-feira santa, dia 12, missa dos enfermos e idosos na Matriz Santuário, com a administração do Sacramento da Unção. Procissão da imagem de Nossa Senhora das Dores, do bairro Viúva para a praça de eventos José Furtado, seguida de Sermão do Encontro e caminhada para a Matriz São José. Na paróquia São José, Momento Devocional e Adoração do Sacramento na igreja do povoado de Boa Vista. Procissão, Sermão do Encontro e missa na capela da Estalagem, no distrito de Cocais. Na Matriz São José, missa e procissão de Nosso Senhor dos Passos para a praça de eventos José Furtado, seguida do Sermão do Encontro e depois caminhada até a Matriz São José.
Na quinta-feira santa, dia 13, dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e início do Tríduo Pascal nas duas paróquias. Na Matriz Santuário, Cerimônia do Lava-pés e também na igreja do Rosário (bairro Viúva) e do Perpétuo Socorro (bairro Leão XIII) e transladação do Santíssimo Sacramento e adoração na Matriz Santuário. Na Matriz São José, cerimônia do Lava-pés. Também, no povoado de boa Vista e na igreja do Rosário, de Cocais. Das 21h até às 24h, transladação e Adoração do Santíssimo Sacramento.
Na sexta-feira santa, dia 14, Dia de Silêncio, Jejum e Abstinência de Carne, em respeito e memória à morte de Jesus Cristo. Neste dia , celebração da Penitência na Matriz Santuário e solene ação litúrgica em memória da Paixão de Cristo, na Matriz Santuário, na igreja do Rosário (Viúva) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Leão XIII. Descendimento da Cruz do Senhor Morto na praça de eventos José Furtado e procissão do Enterro em direção à Matriz Santuário São João Batista, passando pela avenida Getúlio Vargas. Na paróquia São José, caminhada penitencial, saindo da Matriz São José. Via Sacra no povoado de boa Vista, saindo do trevo da rodovia BR-381. Ação Litúrgica na igreja do Rosário, no distrito de Cocais, seguida do Descendimento da Cruz do Senhor Morto, no Largo do Rosário de Cocais.
No Sábado Santo, dia 15, vigília Pascal nas duas paróquias. Bênção do Fogo Novo, cerimônia da Luz e renovação das promessas batismais, liturgia eucarística nas comunidades do bairro Viúva e Leão XIII e na Matriz Santuário, a partir das 20h. E também a mesma cerimônia do Fogo Novo no povoado de Boa Vista, na igreja de Santana, de Cocais, e na antiga Estação do Trem, em Barão de Cocais.
No Domingo de Páscoa, dia 16, procissão da Ressurreição e Bênção do Santíssimo Sacramento na Matriz Santuário, passando pela avenida Getúlio Vargas. Missa na igreja do bairro São Miguel, às 18h. Na paróquia São José, Celebração de Páscoa, seguido da procissão da Ressurreição, no povoado de Boa Vista e no bairro Andaime e Cocais.
*Leonel Marques

Comentário

Comentários estão fechados

....

Veja também: