Cosems destaca PPP do Hospital de Barão de Cocais

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG) destacou em seu site a Parceria Público Privada (PPP) para o gerenciamento do Hospital Municipal de Barão de Cocais, classificando a parceria como exitosa.

Segundo a publicação, o Hospital Municipal de Barão de Cocais historicamente comprometia cerca de 70% de todo gasto anual da saúde no município. O valor financiado pelo estado, através da Rede Resposta é de apenas 2,5% de toda sua despesa. Com a queda de arrecadação e a Lei de Responsabilidade Fiscal, não estava sendo possível fazer investimentos e contratar recursos humanos a fim de dar resolutividade ao atendimento.

Diante da situação, deu-se início a estudos de viabilidade para contratação de Organização Social de Saúde (OSS) para fazer a gestão compartilhada do Hospital. Foram visitados vários hospitais geridos por OSSs em um período de sete meses. Iniciado o devido processo legal com aprovação em maio na Câmara de Vereadores da Lei que permite a Parceria Pública Privada (PPP) no município. Em seguida houve o processo licitatório, no qual a empresa vencedora foi o Instituto Mais Saúde, que em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passou a realizar a gestão do Hospital Municipal por valor fixo mensal.

No contrato, a SMS estabeleceu os indicadores de qualidade que são avaliados mensalmente e quadrimestralmente a OSS realiza prestação de contas dos serviços.

Com a PPP, os gastos com o hospital se tornaram fixos, o processo de trabalho se tornou mais organizado, houve aumento no número de procedimentos realizados e a qualidade do atendimento ao paciente melhorou.

De acordo com o secretário de Saúde de Barão de Cocais, Edson Adão Santos, “a importância de fazer gestão compartilhada é que podemos nos concentrar à Atenção Básica, firmá-la como a porta de entrada para os tratamentos do SUS e manter o vínculo dos pacientes com a Saúde da Família e consequentemente aumentar adesão ao tratamento.”

Comentário

Comentários estão fechados

....

Veja também: