Igrejas do Santuário da Piedade são elevadas a Basílica

Foto da igreja elevada a Basília Ermida de Nossa Senhora da Piedade

O arcebispo dom Walmor vai anunciar neste domingo, dia 19, durante a peregrinação dos moradores de rua ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, a elevação, pelo papa Francisco, das duas igrejas do santuário à basílicas. A peregrinação dos moradores de rua acontece neste domingo, Dia Mundial do Pobre.

Com a decisão do Pontífice, a Ermida da Padroeira de Minas Gerais, capela do século 18 que guarda a imagem de Nossa Senhora da Piedade, obra do mestre Aleijadinho, passa a se chamar Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade.  Já a Igreja das Romarias, edificada nos anos 1970 para acolher as grandes peregrinações, recebe o nome de Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.

Assim como as catedrais estão ligadas ao ministério de bispos e arcebispos, as basílicas têm vínculo direto com o ministério do Papa. Por isso, são consideradas pela Igreja Católica como um território com muita importância para as atividades litúrgicas e pastorais. Até a decisão do Papa Francisco, a Arquidiocese de Belo Horizonte tinha duas basílicas, ambas na Capital Mineira: a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Lourdes, e a Basílica Santo Cura D’Ars, no bairro Prado. Agora, com o decreto, serão quatro basílicas no território da Arquidiocese, as duas mais novas em Caeté, Região Metropolitana da Capital.

O presente do Papa Francisco aos católicos mineiros nasceu de um pedido do arcebispo dom Walmor e dos bispos de Minas Gerais. Dom Walmor viajou para Roma com um documento com as assinaturas dos bispos mineiros, solicitando que nesse ano jubilar, quando são celebrados os 250 anos de peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, as duas Igrejas fossem elevadas a basílicas. O pedido foi acolhido pelo Papa Francisco, que conhece a história do Santuário e, no início deste ano, já havia concedido a sua bênção apostólica a todos os peregrinos que visitam esse território sagrado.

Leia também:
Dia Mundial dos Pobres: Dom Walmor anuncia que o papa Francisco elevou igrejas do Santuário a basílica

Comentário

Comentários estão fechados

....

Veja também: