Santuário da Serra da Piedade agora é Basílica

Os caeteenses e os mineiros ganharam um presente do papa Francisco, elevando a Basílica os dois templos (a ermida e a igreja nova das romarias), que fazem parte do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG). Até agora, o estado de Minas Gerais tinha duas igrejas com o status de Basílica -ambas na capital mineira: Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Lourdes, e a de Santo Cura D’Ars, no bairro do Prado.
No Brasil, o Santuário da Serra da Piedade passa a ser o segundo a abrigar duas basílicas em um mesmo local. O primeiro é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (as duas igrejas, a matriz velha e o santuário novo), na cidade de Aparecida (SP), onde fica a imagem da Padroeira do Brasil. Em Caeté, com a mudança, a ermida da padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, construída em 1767 pelo padre cocaiense Manoel Coelho Santiago, doutor em Direito Canônico pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pelo ermitão português, Antônio da Silva Bracarena, fundador da Matriz de Caeté. A Igreja Nova das Romaria, edificada na década de 1970, para acolher as grandes peregrinações, também será chamada de Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade.
Assim como as catedrais estão ligadas ao ministério de bispos e arcebispos, as basílicas tem vínculo direito com o ministério do papa. Por isso, são consideradas pela Igreja Católica como um território com muita importância para as atividades litúrgicas e pastorais, explica a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Belo horizonte.
A decisão do papa de elevar o Santuário da Serra da Piedade a Basílica partiu de um pedido feito pelo arcebispo dom Walmor de Oliveira. Ele viajou para o Vaticano, em Roma, levando um documento com a assinatura de bispos do estado de Minas Gerais, solicitando que a mudança ocorresse neste ano de 2017, quando se comemora os 250 anos de peregrinação à Serra da Piedade, em Caeté. No início deste ano, o papa Francisco já havia concedido a sua bênção apostólica a todos os peregrinos que visitam o Santuário Nossa Senhora da Piedade de Minas Gerais, em Caeté.
*Leonel Marques

Comentário

Comentários estão fechados

....

Veja também: