Foto ilustrativa de capoeira

O 5° Encontro Nacional de Capoeira Angola, acontece em Belo Horizonte, a partir desta quarta-feira, dia 18, até domingo, dia 22 de setembro. O evento, em homenagem aos 131 anos do Mestre Pastinha, tem como tema Capoeira Veio da África, Africano é Que Nos Trouxe e contará com palestras, oficinas e rodas de capoeira angola.

Entre as atividades programadas, destaca-se a mesa redonda com o tema Jogo de dentro, Jogo de fora – a capoeira e as políticas públicas trazendo ao debate as políticas públicas voltadas à preservação e salvaguarda desse bem cultural, que contará com a participação da superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino, no terceiro dia de evento, na sede da Superintendência do Iphan em Minas Gerais, na Rua Januária, nº 130, Bairro Floresta, em Belo Horizonte (MG).

A programação do evento terá ainda, na quinta-feira dia 19 de setembro, uma mesa de história, Decolonizando o saber por meio do conhecimento – As Histórias do povo negro que não foram contadas, também na sede da Superintendência do Iphan em Minas Gerais.

O encerramento da programação será na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) com oficinas e roda de capoeira. O evento é realizado pelo Grupo Iuna, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com o apoio do Iepha e do Iphan. Todas as atividades serão gratuitas.

Patrimônio cultural do Brasil

Presente em todo território nacional e em mais de 150 países, a Roda de Capoeira e o Ofício de Mestre de Capoeira foram registrados como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008. O conhecimento produzido pelo Iphan durante o processo permitiu identificar os principais elementos que constituem a capoeira como prática cultural desenvolvida no país: o saber transmitido pelos mestres formados na tradição da capoeira e como tal reconhecidos por seus pares; e a roda onde a capoeira reúne todos os seus elementos e se realiza de modo pleno.
Fonte: Iphan

Serviço:
5° Encontro Nacional de Capoeira Angola
Data: 18 de setembro de 2019
Locais: Associação Mineira de Reabilitação – AMR
Rua Professor Otávio Coelho de Magalhães, 111 – Mangabeiras
Largo Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 – Centro

Data: 19 e 20 de setembro de 2019
Local: Superintendência do Iphan em Minas Gerais
Rua Januária, nº 130, Bairro Floresta Rua Januária, 130 – Floresta

Data: 21 de setembro de 2019
Local: Comunidade Alto Vera Cruz
Av. Jequitinhonha, 1060

Data: 21 de setembro de 2019
Local: Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
Centro de Artes e Convenções, Saguão Sabará – Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Bairro Pilar

Entrada gratuita