O Mestre Alexandre de Castro foi o vencedor geral do IV Torneio Caraça Open de Xadrez, realizado no Santuário do Caraça, em Catas Altas, qaue contou com a presença de 60 jogadores de xadrez de vários estados brasileiros e até do exterior. O Grande mestre Internacional e ex-campeão brasileiro de xadrez, Henrique Mecking (Mequinho) foi !”hors concours” do torneio, sendo o vice -campeão Luís Paulo Supi, que disputou com o vencedor Alexandre de Castro. Entre os jogadores convidados, a atleta olímpica Juliana Terao Sayumi, tetracampeã brasileira de xadrez, Mestre Fides Diogo Duarte Guimarães, o paraguaio Juan Bartolomé Ramirez Brizuela, atual senador da República do Paraguai, GM Luís Paulo Supi (vice campeão do Caraça Open), GM José Fernandes Cubas, professor |Júlio Lapertosa e o professor Geraldo Antônio da Silva Filho, curador da Federação Brasileira de Xadrez e um dos incentivadores desse esporte em Mina Gerais.
Entre os enxadristas de Barão de Cocais foram convidados o jornalista cocaiense Leonel Soares Marques, ex-campeão cocaiense de xadrez, as atletas estudantis de xadrez, a jovem Thais, de 15 anos e irmãs gêmeas Denise e Rosilane, de 14 anos de idade, sob a orientação do professor Fábio Magalhães, representado pela funcionária da escola, Maria da Piedade. O prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos e o presidente da Câmara Municipal, vereador e enxadrista Leonei Morais Pires, marcaram presença no evento no Santuário do Caraça.
Este ano o torneio bateu recorde de presença dos Grandes Mestres Internacionais durante dois dias no Santuário do Caraça, nos dias 20 e 21 de outubro (sábado e domingo), fazendo do encontro de 60 enxadristas que entrou para o calendário esportivo da região do Caraça e do país. Compareceram representantes dos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santos, e até do Paraguai. Ainda representantes de 20 cidades mineiras, entre elas Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ipatinga, Cel Fabriciano, Ouro Preto, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Caeté, entre outras.
Na abertura do torneio foram homenageadas as pessoas que acreditaram desde o início, o seminarista caracense Rodolfo Abreu, ex-presidente da Associação dos Ex-Alunos Lazaristas e Amigos do Caraça (Aealac) Neivaldo Jacob da Circuncisão, Hugo de Araújo Paula e Geraldo Antônio da Silva Filho, presidente da Federação Brasileira de Xadrez. O diretor do Santuário do Caraça, padre Lauro Palu, endereçou sua saudações aos participantes através de uma carta lida por Felipe de Souza Quites, enxadrista e filho do organizador do torneio, jornalista Francisco Emery Quites, editor do jornal Voz do Caraça, de Santa Bárbara, que cobriu o Caraça Open de Xadrez Rápido, que teve o patrocínio de empresas e comércio da região do Caraça.
*Leonel Marques