Comércio estão fechados e aulas suspensas
A Prefeitura de Barão de Cocais decretou “Feriado pela Segurança”, nesta segunda-feira, dia 25 de março, e suspensão das aulas nesta segunda e terça-feira. O feriado é justificado para fins de mobilização da população, visando o procedimento de simulação de evacuação da área possivelmente afetada em caso de rompimento da barragem Sul-Superior da Mina de Gongo Soco. O decreto suspende também o funcionamento de todos os comércios localizados na sede do município.
O simulado ocorre a partir das 16 horas. Estima-se que seis mil pessoas vivem em áreas que são passíveis de serem afetadas em caso de um eventual rompimento da barragem.
A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou neste domingo um mapa com a mancha de inundação (área a ser atingida em caso de rompimento da barragem) e pontos de encontro a serem utilizados pelos moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS), em Barão de Cocais. Veja o mapa aqui.
O simulado, segundo a Vale
O simulado está marcado para as 16 horas desta segunda-feira, com expectativa de duração de 30 a 40 minutos, e terá participação da Defesa Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A previsão é de que o treinamento tenha a participação de aproximadamente 6 mil moradores, que residem em cerca de 3 mil imóveis.
Na manhã desta segunda-feira haverá reuniões preparatórias para o treinamento, em horários distribuídos entre 9h, 11h e 13h, separados por áreas/bairros. Foram criados 7 pontos de encontro para que as pessoas residentes dentro da ZSS possam se deslocar a pé – os moradores terão suporte para se informar sobre edificações que estão ou não na área de risco.
Após o simulado será feito o acolhimento das pessoas por uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogos, policiais e bombeiros. Os moradores serão cadastrados e estarão liberados para voltar para suas casas depois do treinamento.