Barão de Cocais realiza mutirão para 365 cirurgias de catarata

O Hospital Municipal Waldemar das Dores, em Barão de Cocais, está sendo palco da realização de 365 cirurgias de catarata previstas em pacientes que estão na fila de espera há anos. Serão gastos cinco meses para atender todos os pacientes que estão sendo operados pelos médicos oftalmologistas Rodrigo dos Anjo Versiani e a esposa Pollyanna Karina Moreira Costa, filha do ex-prefeito de Barão de Cocais, médico-cirurgião Jair Pereira Costa, que ocupou o cargo na Prefeitura por dois mandatos consecutivos.

Os dois especialistas trouxeram para Barão de Cocais, terra natal de Pollyanna, seus próprios equipamentos para evitar que os pacientes tenham que ser levados para outras cidades, como ocorria antes. As cirurgias custarão R$ 225.043, dos quais a Prefeitura de Barão de Cocais está arcando com 207.043 e o Governo de Minas com R$ 28 mil.

Inicialmente, a verba estadual seria suficiente para bancar 43 cirurgias, mas há pacientes na fila de espera há mais de dois anos. O prefeito de Barão de Cocais, empresário e odontólogo Décio Geraldo dos Santos, determinou que o mutirão fosse ampliado para atender a todos os cadastrados.

A expectativa é de que sejam realizados cerca de 80 procedimentos (operação de cataratas) por mês. Só no sábado passado, 38 pacientes foram atendidos no bloco cirúrgico do hospital.
*Leonel Marques

Comentário

Barão de CocaisGeralSaúde