A singela Igreja do século 18, Ermida da Padroeira de Minas Gerais, que integra o complexo arquitetônico do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), será consagrada basílica nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, durante missa celebrada pelo arcebispo dom Walmor, às 15h. Ela está sendo considerada a menor basílica do mundo.
A celebração inclui o rito de dedicação do altar da Igreja, que passa a se chamar Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica da Piedade.
As Igrejas do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade foram elevadas a basílicas após reconhecimento do Papa Francisco. O anúncio desse presente do Papa aos mineiros foi feito pelo arcebispo dom Walmor, no dia 19 de novembro, durante peregrinação de moradores de rua ao Santuário.
Basílicas são Igrejas diretamente ligadas à missão do Papa e reconhecidas pelo Vaticano por exercerem significativa influência no território em que estão inseridas. Normalmente, são grandes edificações, capazes de receber muitos fiéis. Assim, a Ermida da Padroeira tem uma singularidade que a torna ainda mais especial: é a menor basílica do mundo.