A exposição foi aberta dia dia 1° de junho, na Galeria do Sobrado Ramalho, em Tiradentes, e no dia 11 de julho, ela será inaugurada em BH, na sede do Iphan.
Além de sua riqueza de detalhes e beleza gráfica, os cardápios impressionam por serem documentos que revelam costumes, gostos, padrões estéticos, entre outros aspectos, além das origens da gastronomia brasileira. A mostra é baseada na pesquisa que André Boccato realizou por nove anos, o que resultou em sua própria coleção de menus parisienses da Belle Époque, e no livro “Os Banquetes do Imperador”, uma alusão a D. Pedro II, também um grande colecionador de cardápios.
Os menus expostos são testemunhos históricos do nascimento da cultura gastronômica brasileira e incluem banquetes de Estado, inaugurações de estradas de ferro e eventos sociais no Rio de Janeiro, em São Paulo e em outros estados. Estes menus representam um retrato fiel da gastronomia no século XIX.
Sobre André Boccato:
Fotógrafo, jornalista, chefe de cozinha experimental e editor de livros de gastronomia, iniciou sua carreira em jornais alternativos da década de 70, até abrir sua primeira editora em 1980, especializada em poesia e arte. É também colecionador de menus franceses do período da Belle Époque, tendo feito exposições e publicações sobre o tema. Coautor do livro Os Banquetes do Imperador. Atualmente André Boccato coordena o Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo.
Serviço:
E em Belo Horizonte (MG) do 11 de julho a 11 de agosto na sede da superintendência do Iphan-MG (todo dia)
(Rua Januária, 130 – Floresta | Belo Horizonte/MG)