Câmara de Barão de Cocais homenageia cinco pessoas

O presidente da Câmara Municipal de Barão de Cocais, vereador Leonei Morais Pires, presidiu a Sessão Solene de entrega de honrarias outorgadas pelo Poder Legislativo Municipal para o vice-prefeito de Barão de Cocais, advogado Lourival Ramos de Souza, artista plástico e empresário Gilberto Antônio de Paula, Beatriz Helena Palhares Ferreira, professora e educadora, a fotógrafa Edna Aparecida de Souza e a empresária e empreendedora Maria Mota (Neuza Marchini).

A solenidade ocorreu segunda-feira, dia 17 de dezembro, com as presenças de familiares, amigos e convidados dos homenageados, que receberam o título de Cidadão Honorário de Barão de Cocais.
A| professora e educadora Beatriz Helena Palhares Ferreira nasceu no dia 08 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, sendo filha do casal Juracy Lage Palhares e o empresário Antônio Palhares, falecidos e naturais da cidade de Guanhães, onde tinha fábrica de doce. Aos 19 anos, Beatriz Helena casou-se com o bancário Marco Aurélio Azevedo Ferreira, gerente aposentado do antigo Banco Real e sócio do extinto Lions Club de Barão de Cocais. Após o casamento em Guanhães, o casal mudou-se para Santa Bárbara, onde residiu cinco anos e depois veio para Barão de Cocais, onde constituiu família de cinco filhos e cinco netos. Conceituada educadora, Beatriz trabalhou na Escola Estadual José Maria de Morais como professora e secretária por mais de 20 anos, dando sua contribuição no âmbito da educação cocaiense. Participou do Coral Yolando dos Santos. Caridosa e prestativa, Beatriz colaborou por 18 anos com a paróquia São João Batista, participando do Ministério da Eucaristia, como ministra e coordenadora. A entrega do diploma de Cidadã Honorária, foi feita pela vereadora Marisa Cristina Lopes, autora do projeto.
A fotógrafa e empreendedora Edna Aparecida de Souza, nasceu em 05 de junho de 1964, em São Domingos do Prata, sendo filha do casal José Gomes de Souza e Maria Tomaz de Souza, de 93 anos de idade, presente à solenidade. Edna Aparecida começou no ramo de fotografia, trabalhando na empresa Foto Central , de João Monlevade (MG) em 1985. No ano de 1992, surgiu a oportunidade de trabalhar e se mudar para Barão de Cocais e com apoio da família e uma câmera na mão, encarou novo desafio. Em Barão de Cocais, conquistou o respeito, a amizade e a admiração dos cocaienses, participando da direção da Apae e colaboradora das festas religiosas do Santuário São João Batista. Nesses 26 anos residindo na cidade, esteve presente em eventos culturais, políticos e religiosos do município, por meio do registro fotográfico e marcando momentos com seu trabalho beneficente. A vereadora Marisa Lopes entregou-lhe o título de Cidadã Honorária, de sua autoria.

Gilberto Antônio de Paula, artista plástica e empresário, nasceu em 27 de junho de 1955, na cidade histórica de Sabará (MG), sendo filho do casal Antônio Paranhos e Maria dos Santos de Paula (dona Naná). Gilberto é pai de dois filhos e trabalhou em Barão de Cocais na Cimetal Siderurgia S/A (Gerdau) e depois foi trabalhar na Companhia Belgo Mineira, onde prestou serviços por 27 anos. Em 2003, após a sua aposentadoria, retornou a Barão de Cocais, dando início à sua carreira de artista plástico, desenvolvendo sua arte em ferro fundido e aço na produção de peças e móveis aparadores e suportes para diversos ítens, dando um toque rústico e provençal nas peças. Participou de exposição de seus trabalhos em várias cidades mineiras e ensinou sua arte para vários cocaienses através de sua empresa. No hall da Câmara |Municipal de Barão de Cocais foi exposta uma pequena mostra de seu trabalho artístico em formato de aço (sucata reciclada). A entrega do título de Cidadão Honorário, foi feita pelo vereador Sebastião Eustáquio dos Santos, autor do projeto de cidadania.

O vice-prefeito e advogado Lourival Ramos de Souza, nasceu na cidade de Nova Módica (MG), no dia 02 de março de 1961. Casado com a cocaiense Cacilda Nunes Ramos, teve três filhos. No ano de 1982, ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais, no Batalhão da Polícia Florestal, participando do curso de formação de cabos no 14º Batalhão da Polícia Militar, na cidade de Ipatinga. Formou-se sargento na Academia da PM, sendo transferido para Barão de Cocais. Exerceu trabalho na Polícia Rodoviária, quando passou para a reserva (aposentadoria). Graduou-se em Direito na Faculdade de Itabira (Censi) em Itabira, sendo aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) passado a advogar para inúmeras pessoas carentes da cidade, onde reside há 28 anos. No ano de 2016, foi presidente da OAB/Barão de Cocais, do qual se afastou para se candidatar ao cargo de vice-prefeito na chapa do prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos, presente à solenidade. A entrega do título de Cidadão Honorário, foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Leonei Pires, autor do projeto de cidadania cocaiense, juntamente com os vereadores Lúcio Pastor (secretário do Legislativo), João Batista Pereira (presidente eleito para o biênio 2019- 2020 e Geraldo Eduardo das Neves (Digó).

A empresária e empreendedora Maria Mota, conhecida por Neuza Marchini, nasceu em Ribeiropólis, em Sergipe (SE), sendo filha dos nordestinos Domingos Mota e Isaura da Silva Mota. Aos 14 anos de idade, em 1966, mudou-se com seus pais para a cidade de São Paulo, sendo o seu primeiro emprego foi em uma fábrica de lavar batatas, onde trabalhou por dois anos. Em dezembro de 1986, com 34 anos de idade, veio para Barão de Cocais, onde residente há 32 anos. Em 1993, montou uma casa de móveis, gerando empregos na cidade. Em 2001, trabalhou na Câmara Municipal de Barão de Cocais, como diretora de Patrimônio e depois passou a dedicar-se à construção civil como empresária. O autor do Projeto João Batista, entregou-lhe o diploma.
*Leonel Marques

Comentário

Barão de CocaisGeral