Jubileu de Ouro do redentorista Irmão Clemente em Barão de Cocais

O cocaiense adotivo, o redentorista Irmão Clemente (Waldemar Úrsula de Jesus), 84 anos, será homenageado pela Câmara Municipal de Barão de Cocais, com o diploma de Moção de Aplausos, pelo relevante trabalho voluntário e dedicação à vida religiosa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Ali é considerado embaixador de Barão de Cocais, pelo acolhimento aos romeiros cocaienses e da região do Caraça e do demais brasileiros. Atualmente, reside no Santuário São João da Boa Vista, em São Paulo, a pouco quilômetros do Santuário Nacional de Aparecida do Norte, onde trabalhou por muitos anos.

Waldemar Úrsula de Jesus nasceu em 21 de outubro de 1933, na cidade histórica de Itabira, terra natal do poeta, escritor e jornalista Carlos Drummond de Andrade. Filho do casal Joana Diogo dos Santos e Ângelo Juscelino de Jesus, ambos falecidos. Waldemar mudou-se aos seis anos de idade, no dia 4 de maio de 1939 para o distrito de São João do Morro Grande, hoje Barão de Cocais, onde estudou e aprendeu o ofício de alfaiate e foi metalúrgico, trabalhando na Companhia Brasileira de Usinas Metalúrgicas (CBUM, atual Gerdau). Ele residiu na sua terra adotiva, Barão de Cocais, durante 25 anos, quando, em outubro de 1964 partiu para o Santuário Nacional de Aparecida para dedicar-se à vida religiosa como Irmão Redentorista Clemente, em substituição ao seu nome de batismo, Waldemar Úrsula de Jesus. Ele nunca esqueceu sua terra adotiva, Barão de Cocais, sempre retornando duas vezes por ano ou mais para visitar a família e os amigos.

Ulimamente vinha visitar o seu irmão Benedito Acácio de Jesus (Bené), conhecido colecionador de fatos e histórias cocaienses como metalúrgico itabirano aposentado, falecido há dois anos. Irmão Clemente comemorou no dia 2 de fevereiro , no Santuário de Aparecida do Norte (SP), os 50 ano (Jubileu de Ouro) de vida religiosa da ordem redentorista, onde foi cercado de colegas e amigos, inclusive de dom Darci José Nicioli, atual arcebispo de Diamantina (MG), que estará em Barão de Cocais neste sábado, 24 de fevereiro, acompanhado dos padres redentoristas Baptistine, Ademir e Vinícius, além dos irmãos redentoristas Viveiros (da TV Aparecida), Santana e Mauro Maciel, que chegarão nesta sexta-feira, dia 23. Nesta quinta, dia 22, haverá entrega do Diploma de Moção de Aplausos, outorgado pela Câmara Municipal de Barão de Cocais, em solenidade que terá início às 18 horas. NO dia 24, sábado, missa em Ação de Graças, presidida pelo arcebispo de Diamantina, dom Darci José Nicioli, concelebrada com vários sacerdotes convidados e abrilhantada pelo Coral Yolando dos Santos e a centenária Banda de Música Santa Cecília, de Barão de Cocais, na Matriz Santuário São João Batista do Morro Grande (1764-1785), primeiro projeto arquitetônico de Aleijadinho. No domingo, dia 25, às 12h, na sede campestre do Jabaquara, almoço festivo de confraternização, sob os acordes do conjunto musical Barão ao Luar. Ainda no domingo, às 18h, na igreja Nossa Senhora ao Perpétuo Socorro, celebração de missa pelo padre redentorista Carlos Alberto Baptistine que fará a entronização do ícone, seguido da novena perpétua.
*Leonel Marques

Comentário

Evento religioso