A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais anunciou, na manhã desta quinta-feira (14), o licenciamento ambiental para o asfaltamento da ligaçação intermunicipal entre Barão de Cocais e Caeté.
A expectativa é de o Governo do Estado dar início às obras no início do próximo ano.
A informação é da Câmara Municipal de Barão de Cocais.
O projeto já licitado contempla a paivmentação da ligação Caeté a Barão de Cocais e uma via de contorno para a cidade de Barão de Cocais.
No final do mês passado, o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos, acompanhado do vereador Leonei Morais Pires, presidente da Câmara Municipal de Barão de Cocais, e o vereador Lúcio Bonifácio Pastor, se reuniram com o superintendente do Ibama em Minas Gerais, Marcelo Belizário Campos, para tratar da liberação da licença ambiental referente a pavimentação da MGC 262.
Histórico
A história da pavimentação da ligação Caeté-Barão de Cocais é histórica. Na segunda metade da década de 1990, ela esteve na pauta de discussões da Associação das Cidades Históricas, do Circuito do Ouro, como um pleito para alavancar o turismo nas cidades históricas. A MG-262 é o único trecho não pavimentado para fechar o circuito por Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Caeté, Sabará.
Em 2012, a ligação ganhou força por razões econômica e estratégicas. Ela atenderia projetos de mineração da Vale e MSol, além de ser a alternativa para o asfaltamento da BR$-381 que teria trechos interrompidos entre Belo Horizonte e João Monlevade.
O asfaltamento atende ainda, de forma mais permanente, o fluxo das cidades da região do Caraça para Belo Horizonte, via Caeté e Sabará, fugindo da BR-381.