Músico cocaiense João Carlos participa do Festival de Violoncelos

O músico cocaiense João Carlos Ângelo, 19 ano de idade, é o único filho de Barão de Cocais, que participa do Festival de Violoncelos de Ouro Branco, que oferece cursos master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a presença de alunos e professores. O músico João Carlos, além de integrante da centenária Banda de Música Santa Cecília, de Barão de Cocais, é aluno de violoncelo da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ). O Festival de Violoncelo tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto. Pedagogo, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música Munster com várias tournées pelos EUA, países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália. Também estão confirmadas as presenças no Festival de Ouro Branco (MG), de Eduardo Swerts (Uemg/OFMG), Kayami Satomi (UFU/ Brasil), Fábio Presgave (UFRN/ Brasil), Márcio Carneiro (Brasil/ Suiça) e Olaf Nessing (Alemanha) além da pianista Risa Adachi (Japão/Alemanha) e Isaac Andrade como professor assistente.

A programação do ?Festival de Violoncelos de Ouro Branco, começou domingo, dia 25, e se prolonga até o dia 31 de março, cujo encerramento se dará no Museu da Minas e Energia (MMGerdau), em Belo Horizonte, com o mesmo repertório anterior, na sexta-feira que será realizado na Capela da Fazenda Pé do Morro, quando se apresenta o Ensemble do V Festival de Violoncelos de Ouro Branco, apresentou no dia 25 de março, na abertura do evento, no Hotel Verdes Mares, a participação do violoncelista Kayami Satomi e a pianista Maria Célia Vieira. Na segunda-feira, dia 26, no mesmo local, foi a vez do concerto dos jovens violoncelistas premiados na edição do Festival de Ouro Branco no ano passado. Subiram ao palco Sophie Rees, Emma Osterrie der e Julia Wesmund, todos da Alemanha e o brasileiro Lucas Barros.Nesta terça-feira, dia 27, a programação abre espaço para os professores do festival, que apresentam um repertório denso e desafiador. O público apreciará os violoncelistas Márcio Carneiro, Olaf Niessing e Isaac Andrade. Todos acompanhados pela pianista Risa Adachi.

Na quarta-feira, dia 28, também no mesmo horário e local, o concerto dos professores, com o violoncelista Fábrio Pesgrave, Matias de Oliveira Pinto e Eduardo Swerts. Na quinta-feira, dia 29, o público assistirá ao recital dos alunos, entre eles, o cocaiense João Carlos Ângelo, da UFSJ. Na sexta-feira, dia 30, na Capela Santana da Fazenda, o Ensemble do Festival de Violoncelos. O encerramento será no sábado, dia 31 de março, em Belo Horizonte no Museu de Minas e Energia (MMGerdau) na praça da Liberdade. O repertório será o do dia anterior, realizado na Fazenda Pé do Morro em Ouro Branco. A entrada de todos os concertos e recitais é gratuito.
*Leonel Marques

Comentário

Barão de CocaisCulturaGeral