População cocaiense ganha cinema no Barão Shopping

Desde o dia 26 de novembro está funcionando o Cine Barão Shopping, que foi reativado com o cinema de Santa Bárbara, transferido para a cidade de Barão de Cocais no mês passado.

O empresário Rui Segati transferiu seus equipamentos de exibição do Cine Vitória, em Santa Bárbara, para a Sala Dona Nicota, situada no segundo andar do Barão Shopping.
O nome de dona Nicota é sempre lembrado pelos cinéfilos cocaienses, pois ela sempre assistia filmes no antigo Cine Rex, em Barão de Cocais e, portanto, tinha ali uma cadeira cativa, por assistir exibições desde o dia em que foi inaugurado o cinema de Barão de Cocais, desde a década de 1940. O Cine Rex funcionou até a década de 1980, sempre com salas lotadas, durante 40 anos de exibição e pertencia ao saudoso empresário Alberto Schirmer, cunhado do engenheiro Alencar Peixoto, gerente executivo da Companhia Brasileira de Usinas Metalúrgicas (CBUM – atual Gerdau), que mandou construir o prédio do Cine Rex, após trazer energia elétrica para o município e inaugurada em 1939, com presença das autoridades.
Alencar Peixoto, que também era vereador em Santa Bárbara, representando o distrito de São João do Morro Grande, hoje Barão de Cocais, sendo grande benfeitor da cidade, foi por ele emancipada de Santa Bárbara, no dia 31 de dezembro de 1943, ano em que foi inaugurado com festas, o Cine Rex, que tinha duas sessões diárias, às 18h e 20h, além de matinês aos domingos, às 14h. Atualmente, o Cine dona Nicota substitui o Cine Rex, com exibições diárias às 20h, no Barão Shopping. Os ingressos custam R$ 18 inteira e R$ 8 a meia entrada.
*Leonel Marques

Comentário

Barão de CocaisGeral