O memorial da Cavalhada de Brumal foi inaugurado no dia 23 de junho, numa noite marcada pela emoção, histórias do passado e pelo simbolismo religioso que essa manifestação popular carrega em cada morador de Brumal. O prefeito de Santa Bárbara, Léris Braga, relembrou a trajetória da Cavalhada de Brumal, o que ela representa para a cultura local e pediu aos cavaleiros que tenham o memorial da Cavalhada como um lar. Segundo o prefeito, Léris Braga, o espaço guarda também, para os visitantes e turistas, cada gesto desta manifestação.
Léris enalteceu ainda a parceria com a empresa de mineração de ouro, a AngloGold Ashanti, em São Bento (Barra Feliz), na inauguração do memorial da Cavalhada, afirmando que a empresa emprega pessoas comprometidas com várias histórias distintas, assim como a Cavalhada, que é capaz de reunir as diferenças. O prefeito elogiou o trabalho voluntário de Veralúcia da Silva, presidente da Associação Comunitária de Brumal, em prol da construção do Memorial da Cavalhada, bem como a homenageada, Maria Joaquina de Souza, que doou em vida o terreno onde está construído o Memorial. “Ela foi uma mulher de atitudes concretas, abdicando de seu patrimônio em benefício da comunidade de Brumal”, afirmou Léris Braga.
O cavaleiro Divino Lúcio, com 61 anos de Cavalhada, falou emocionado em nome dos cavaleiros de Brumal. Ele contou um pouco da história de Maria Joaquina e da doação do terreno feito por ela. Divino agradeceu a população de Brumal e aos cavaleiros, destacando que naquele dia realizou o seu sonho com a inauguração do Memorial da Cavalhada. Para a presidente da Associação Comunitária de Brumal, Veralúcia da Silva, o Memorial é um investimento na integridade dos cavaleiros, na cultura e na fé.
Ela relembrou as raízes dessa manifestação popular, da rouparia típica e das histórias que compõem aquele espaço. Veralúcia afirmou que a história da Cavalhada de Brumal terá o antes e depois dos seus 80 anos de existência. Ela disse que tem muita coisa para ser contada e, emocionada, afirmou estar fez e realizada.
O gerente-geral de Operações da AngloGold, engenheiro Renato Queiroz de Castro, disse que a empresa tem como compromisso desenvolver as comunidades onde está. Ele agradeceu ao prefeito Léris Braga, afirmando que o valor de R$ 550 mil em recursos destinado por meio do Fundo Municipal de Cultura, contribui para imortalizar esta tradição. Ao final dos discursos, o prefeito Léris Braga fez o descerramento da placa inaugural. Na sequencia, o padre Hélio Correia abençoou o local e os cavaleiros reproduziram o tradicional trançar de fitas coloridas da Cavalhada, que este ano comemora 80 anos de tradição em Brumal.
*Leonel Marques