O Queijo Minas Artesanal da região Entre Serras da Piedade ao Caraça foi apresentado em uma solenidade que reuniu representantes do Santuário do Caraça, do Senac-MG, da Emater-MG, do Sebrae, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), bem como os produtores da região do Caraça, durante o 41º Torneio Leiteiro de Santa Bárbara. De acordo com a consultora técnica do Senac-MG, Vani Maria Fonseca Pedrosa, no Caraça há a bactéria propiônica, também utilizada no processo de fabricação do queijo da Suíça na Europa.
Na ocasião, Vani Pedrosa, uma das responsáveis pela pesquisa histórica que comprovou a existência deste tipo de queijo na região, afirmou que “temos no Entre Serras da Piedade ao Caraça, características da produção semelhante aos melhores queijos do mundo -os suíços e os franceses”.
É importante lembrar também que o queijo curado feito à base de leite cru é reconhecido mundialmente como o melhor tipo de queijo para a saúde, por guardar as características dos microclimas regionais e fazer parte da cultura e do modo de vida de quem o produz na região do Caraça e da Serra da Piedade, em Caeté.
*Leonel Marques