Gestores da empresa produtora de ouro na Mina de São Bento e São Gonçalo do Rio Acima, entre Santa Bárbara e Barão de Cocais, reuniram para debater desafios e estratégias da mina Córrego do Sítio, no povoado de São Gonçalo do Rio Acima, e decidiram promover também uma ação sócio-voluntária de contribuição à comunidade de Campo Grande, em Barão de Cocais. Cerca de noventa líderes revitalizaram a praça de Campo Grande, localizada próximo da Portaria nº 1 da mina de ouro do Córrego do Sítio.
O espaço recebeu novo cercado, pinturas e mudas de plantas nos jardins. A igreja do povoado, de frente à praça, recebeu também pintura na sua fachada. A praça de Campo Grande é um importante espaço para a comunidade, onde os moradores costumam fazer encontros culturais e eventos religiosos. Durante o mutirão, o artesão e empregado da Anglo Gold Ashanti, Késsio Fernandes de Assis, ofereceu também uma oficina de reutilização de pneus.
Com materiais doados pela empresa, ele mostrou como é possível criar novos projetos a partir de reaproveitamento desta matéria prima (pneus). Foi montado um parque na praça, com pula-pula para as crianças, como resultado da oficina.
*Leonel Marques