Foto de divulgação
O novo filme de animação de Richard Linklater, “Apollo 10 ½: A Space Age Adventure”, será lançado pela Netflix e produzido pela Detour Filmproduction, de Linklater, e pela Submarine.

Ambientado na viagem de Apollo à lua que completa 51 anos este ano, o novo filme é inspirado na infância de Linklater em Houston, no Texas. A gravação do live action foi concluída em março de 2020, em Austin. A inovadora metodologia que combina desenho feito à mão com imagens de animação computadorizada será concluída pela Minnow Mountain, em Austin, e pela Submarine, nos Países Baixos

“Apollo 10 ½: A Space Age Adventure” conta a história da primeira viagem do homem à Lua, em 1969, de duas perspectivas interconectadas. Ele retrata o momento triunfal do ponto de vista dos astronautas e do controle da missão e pelos olhos de uma criança que mora perto da NASA, mas que assiste a tudo pela TV, como todo o resto do mundo. É uma recriação desse momento especial na história e do sonho de uma criança de deixar sua vida mediana no subúrbio para embarcar em uma missão secreta para a Lua.

Richard Linklater conta detalhes sobre a ideia do filme: “Há alguns anos, eu me dei conta de que teria de criar esse filme, tanto pelo nível de cronologia quanto de proximidade, já que eu estava lá, no meu terceiro ano. Nosso estilo exclusivo de animação permite retratar tanto uma realidade que já passou quanto a expressão fluida e divertida da memória e da imaginação. Tem sido uma jornada criativa divertida combinar imagens 3D e live action para dar vida a essa história”.

Direção: Richard Linklater; Roteiro: Richard Linklater; Produção: Tommy Pallotta, Mike Blizzard, Femke Wolting (Submarine), Bruno Felix (Submarine)

Elenco: Jack Black, Zachary Levi, Glen Powell, Josh Wiggins, Milo Coy, Lee Eddy, Bill Wise, Natalie L’Amoreaux, Jessica Brynn Cohen, Sam Chipman e Danielle Guilbot