Imagem ilustrativa, TV
Clientes de TV por Assinatura de 11 estados do Norte e do Centro-Oeste receberão mensagens de alerta partir de segunda-feira (18). Os avisos informarão a possibilidade de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com as prestadoras de TV por Assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

A decisão sobre o envio dos alertas e os respectivos conteúdos são de responsabilidade do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios. As prestadoras são responsáveis pela disponibilização do meio (ferramenta) que viabiliza o envio dos alertas.

O recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), NossaTV, Oi, Sky e Vivo, nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Até o fim do ano, o sistema funcionará em todo o país. Pelo cronograma da Anatel, a Região Nordeste (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) terá o serviço a partir de 12 de dezembro.

Pop-up
O cliente de TV por Assinatura receberá a mensagem de alerta em formato de pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos, com opção de o assinante fechar o pop-up se desejar.

O assinante não precisa cadastrar-se para receber as notificações de emergência pela TV paga. A Anatel esclarece que não é possível bloquear o recebimento das mensagens.