A funcionária pública municipal, aposentada, da Prefeitura Municipal de Barão de Cocais, a contadora Inah Maria Silva, compositora e violonista, completou dias atrás, 96 anos de idade, lúcida e ativa, Ela é irmã da poetisa, compositora e violonista, Lygia Maria Silva, autora do Hino Municipal de Barão de Cocais, já falecida. Inah Maria Silva, nasceu em Ponte Nova (MG), no dia 05 de novembro de 1912, sendo filha do casal José Raimundo Silva e Idalina Augusta Silva e tiveram os filhos Maria do Rosário (Deca), Lygia, Geraldo (Tuca), Inah, Maria e José, todos já falecidos, restando apenas Inah, que tem uma filha, a internauta Kátia Maria Silva.
O casal veio para Barão de Cocais, proveniente de Ponte Nova, a convite do genro e empresário no ramo de calçados, o naturalista e orquidófilo José Batista da Silva (Mestre Batista)) conhecido como Zeca, pelos familiares, que aportaram na cidade na década de 1940, quando foi instalada a fábrica de calçados, onde trabalhava Inah e outros parentes. Inah Maria logo se enturmou com os cocaienses e juntamente com sua irmã, Lygia, fundaram o coral Yolando dos Santos, onde ela era regente. Ainda, fundaram o grupo teatral Lied – iniciais de Lygia, inah e Edith, cujas peças eram encenadas no palco do salão paroquial Padre Teles, incentivada pelo vigário monsenhor Gerardo Magela Pereira, que assistia aos shows dominicais, cujo script era escrito por Lygia, irmã, de Inah, que organizava os figurinos dos artistas cocaienses.
A contadora Inah é a funcionária aposentada da Prefeitura, mais antiga, curtindo a aposentadoria junto com seus colegas aposentados, como Eli Vieira, 90 anos, Hortalina Ferreira, 89 anos, Dimas Gonçalves Neves, 83 anos, todos ex-companheiros de trabalho ainda vivos. Com exceção do contador Raimundo Nonato Pessoa, que era o mais antigo aposentado da Prefeitura, e que completaria 100 anos de idade em dezembro, mas faleceu no meio do ano, 2018. No domingo, dia 11 de novembro, a família de sua irmã, Lygia (as filhas Marília, Regina e Yara) promoveu um almoço festivo para Inah Maria Silva, que recebeu a visita de cerca de 30 pessoas convidadas que fazem parte do círculo de amizades da anivesariante, que comemorou 96 anos de idade, na residência do saudoso orquidófilo José Batista da Silva, na avenida Getúlio Vargas, situada próximo do prédio da centenária Banda de Música Santa Cecília, onde eram realizados os ensaios do Coral Yolando dos Santos, ex-maestro da corporação musical cocaiense.
*Leonel Marques

Comentário