Barão de Cocais realiza o XI Jubileu de São João Batista, com abertura nesta quinta-feira, dia 15 de junho e programação até 24 de junho, feriado municipal. No dia 24, a cidade comemora 74 anos de emancipação político-administrativa e 313 anos de fundação do antigo arraial de São João Batista do Presídio do Morro Grande, hoje Barão de Cocais.
Neste dia 15, feriado de Corpus Christi, ás 7h, haverá missa e logo após a procissão de Corpus Christi pelas diversas ruas da cidade, retornando à Matriz Santuário São João Batista do Morro Grande, primeiro projeto arquitetônico de Aleijadinho, onde haverá o Te Deum. Às 12h, repique de sinos da Matriz, saudando o padroeiro do município, São João Batista, que também é patrono da paróquia São João batista (Centro). Às 15h, celebração de missa de abertura do XI Jubileu de São João Batista e início da novena. Às 19h30, missa e, logo após, levantamento do mastro do padroeiro São João Batista, abrilhantado pela centenária Banda de Música Santa Cecília, de Barão de Cocais (de 1888) e, a seguir, barraquinhas, show sertanejo e apresentação de quadrilha.
No dia 16, às 19h15, acolhida da quadrilha dos alunos da EE José Maria de Morais e, a seguir, missa e novena. Às 21h, noite de confraternização, apresentação de quadrilha e show de talentos dos alunos da Escola José Maria de Morais. No dia 17, sábado, às 19h15, acolhida da quadrilha de jovens da paróquia de São João Batista, seguida de missa e novena, noite de confraternização, apresentação de quadrilha e show de talentos da juventude da paróquia.
No dia 18, às 8h30, realização de Corrida Rústica de São João, saindo da praça da Matriz. Às 9h, missa com a participação dos alunos das Escolas Municipais. Logo após, almoço na praça oferecido nas barraquinhas e apresentação cultural dos alunos das escolas municipais. Às 21h, noite de confraternização. No dia 19 até o dia 24 de junho, missas às 7h, 15h e 19h30, seguida de noite de confraternização, apresentação de quadrilhas e shows de talentos, além de shows sertanejos.
Durante o XI Jubileu de São João Batista será comemorado o 20º aniversário de Ministério Diaconal de José Apolinário dos Santos Filho, servindo à paróquia São João Batista, à região Mariana Norte da Arquidiocese de Mariana como diácono permanente. Também o seu sobrinho, o padre cocaiense José Carlos dos Santos, vigário episcopal da Arquidiocese de Mariana, comemora Bodas de Prata (25 anos) de ordenação sacerdotal feita pelo arcebispo de Mariana, dom Luciano Mendes de Almeida. Ainda no dia 24 de junho, haverá o I Encontro dos Amigos Pés de Pomba (cocaienses ausentes), com reunião fraternal na sede campestre do Jabaquara, de 12h às 17h e exposição de 120 fotos antigas da cidade e dos internautas cocaienses que comunicam-se através das redes sociais e que não visitam a sua terra natal há mais de 30 anos. A exposição é de fotos cedidas pelo jornalista cocaiense e internauta José Carlos Siqueira (ES), no espaço cultura da Câmara Municipal de Barão de Cocais.
*Leonel Marques

Comentário