Foto do prédio do Lamin de Caeté
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) inaugura em Caeté nesta sexta-feira, dia 2 de junho, o novo Laboratório Analítico da Rede Lanub- Caeté e a Litoteca Regional. A solenidade será às 10h e contará com a presença do Diretor Presidente Eduardo Ledsham. Estes empreendimentos visam a modernização e a descentralização das atividades da Rede de Laboratórios Analíticos e de Preparação de Amostras e da Rede de Litotecas.
O Lamin-Caeté, segundo a CPRM, assim como outros laboratórios da Rede, realizará análises químicas, sedimentométricas e microbiológicas em rochas, solos, sedimentos, fósseis e água, atuando para atender as demandas geológicas, de monitoramento ambiental, controle da poluição e qualidade de águas superficiais e subterrâneas. Estão sendo instalados equipamentos modernos e adequados para atender a demanda da sociedade, como espectrômetros, cromatógrafos, difratômetro, granulômetro, etc.
“Com a transferência do Lamin-BH para Lamin-Caeté, a acreditação do Inmetro será transferida de acordo com as normas da Coordenação Geral de Acreditação CGCRE deste órgão”, informou a empresa.
Durante a solenidade, também ocorrerá a inauguração da Litoteca Regional de Caeté, que foi ampliada e modernizada, qualificando a Rede de Litotecas da CPRM. Seu acervo é constituído por testemunhos de sondagem, amostras de rochas, alíquotas geoquímicas, lâminas petrográficas e por materiais de geologia marinha, coletados nas mais diferentes regiões geológicas e geográficas do país. A obra melhora o acesso aos materiais geológicos e o atendimento às demandas internas da CPRM e de outras instituições públicas, privadas e universidades.

Comentário

Categorias: Geral