O diácono permanente José Apolinário dos Santos Filho, 77 anos de idade, da paróquia São João Batista (Centro), será homenageado na Câmara Municipal d Barão de Cocais, presidida pelo vereador Leonei Morais Pires, com a entrega do diploma Moção de Congratulações.

A autoria do projeto é a vereadora Marisa Cristina Lopes. O ex-comerciante cocaiense José Apolinário dos Santos Filho, nasceu no distrito de Antônio dos Santos, em Caeté, no dia 1º de maio de 1941, sendo tio materno do vigário episcopal da Arquidiocese de Mariana, em Mariana, o professor e escritor-psicólogo padre cocaiense José Carlos dos Santos.

Apolinário, como é conhecido na cidade, chegou em Barão de Cocais, no final da década de 1940, trabalhando no armazém do empresário espanhol naturalizado brasileiro, Amable Perez Rodrigues. Depois, trabalhou na Cooperativa dos Trabalhadores Metalúrgicos de Barão de Cocais. Mais tarde, fundou o próprio negócio, o Armazém 1º de Maio, com o sócio, metalúrgico e contador Rapini -armazém desativado há 15 anos. Apolinário foi provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento e ministro da Eucaristia da paróquia de São João Batista (Centro) por muitos anos. Até que foi convidado para fazer o curso de diácono no Seminário de Mariana, sendo ordenado em Barão de Cocais, pela imposição das mãos do arcebispo de Mariana, dom Luciano Mendes de Almeida, cujo processo de canonização está no Vaticano.

A ordenação do diácono permanente da paróquia de Barão de Cocais, foi no dia 1º de novembro de 1997. No dia 9 de dezembro de 2000, a Câmara Municipal de Barão de Cocais concedeu o título de cidadão honorário do município, pelos relevantes serviços prestados à comunidade cocaiense. No dia 28 de agosto do ano passado, a Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida, de Mariana, outorgou ao diácono Apolinário, a Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida, pelos 20 anos de contribuição na paróquia de São João Batista, de Barão de Cocais, e especialmente à Arquidiocese de Mariana.
José Apolinário é casado e tem dois filhos adultos e reside no município há mais de 60 anos, de convivência com todos fiéis da comunidade cocaiense. Daí a manifestação de Congratulações ao diácono José Apolinário dos Santos Filho, pelos seus 21 anos de diaconato, com muita dedicação e eficiência no trabalho missionário, levando a palavra de Deus a toda população de Barão de Cocais e região do Caraça.
*Leonel Marques

Comentário