O ex-prefeito de Barão de Cocais, Armando Verdolin Brandão e o ex-secretário municipal de Obras, engenheiro João Albano Quintão retornaram semana passada de uma viagem de uma semana rumo ao Peru, país andino da América do Sul. A viagem iniciou no aeroporto de Confins em Belo Horizonte, em direção à capital de Rondônia, Porto Velho, situado a margem do rio Madeira, com vistas a Hidrelétrica Santo Antônio. De Porto Velho, pegaram uma camionete até a cidade de Vista Alegre de Abunã, onde permaneceram duas noites, na residência do fazendeiro Marcelo Bovo.
Da fazenda, seguiram em caravana de três camionetes até a cidade de Rio Branco, capital de Rio Branco e de lá rumaram à fronteira do Peru. Da fronteira foram para cidade peruana de Maldonado e iniciaram uma subida na Cordilheira dos Andes, onde pernoitaram na cidade histórica de Cuzco e de lá, continuaram subindo a cordilheira até a altitude de 4.850 metros acima do nível do mar, com as cumiadas das montanhas coberta de neve.
Em Cuzco, visitaram o Vale Sagrado dos Incas até a cidade de Urubamba, nos arredores das ruínas históricas de Machu Pichu, tombadas pela Unesco, como Patrimônio Mundial da Humanidade. Ali em Cuzco, conheceram um amigo peruano, Marcelo, que prometeu visitar o Brasil, inclusive Barão de Cocais, portal do Caraça e rever o ex-prefeito Armando Verdolin e o engenheiro João Albano Quintão, que o levará para conhecer o Santuário Ecológico do Caraça, em Catas Altas.
Depois de passar dois dias no Vale Sagrado dos Incas, retornaram ao Brasil, por outro caminho até a região do Lago Titicaca, onde nascem os rios Mantaro e Mariñom que formam o rio Solimões até formar o Rio Amazonas, o mais extenso do mundo. Ainda os amigos cocaienses conheceram a cidade de Cubijas, que faz divisa com o estado brasileiro do Acre e o país andino Bolívia, onde realizaram compras e souvernirs.
*Leonel Marques