Vista aérea de Campinas

A primeira edição do Campinas Innovation Festival será realizada entre os dias 19 e 31 de outubro em Campinas (SP). O movimento prevê centenas de atividades como workshops, atrações culturais, palestras e seminários espalhados pela cidade em uma estrutura descentralizada.

Até esta quarta-feira (16),, 115 eventos estavam na programação em categorias como empreendedorismo, inovação, internet das coisas, cidades inteligentes, criatividade, cultura, divulgação científica, tecnologia, saúde e desenvolvimento humano, entre outras.

Organizado por diversos parceiros, o evento foi idealizado e é promovido pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), com a participação da Prefeitura de Campinas. O lançamento oficial ocorreu segunda-feira (14) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a presença de autoridades e parceiros.

Confira a programação

Universidades
Cerca de 50 instituições realizarão atividades disponíveis ao público nos campi de universidades como a Unicamp, PUC-Campinas, Mackenzie e UniMetrocamp, faculdades como a São Leopoldo Mandic e IESCAMP, centros universitários como a Unisal, além de secretarias municipais, centros culturais, espaços de coworking, aceleradoras, startups, empresas, escolas, bares, praças e parques da cidade.

O encerramento do festival ocorrerá em 30 e 31 de outubro, com a 6ª edição do InovaCampinas Trade Show 2019, que prevê conferências, rodadas de negócios e exposições, no Expo D. Pedro. Atualmente, o evento é considerado o epicentro da tecnologia e inovação no Brasil.

Gratuita, a feira contou em 2018 com mais de 6 mil participantes, 30 conferências, 100 expositores e 1,5 mil reuniões de negócio. As inscrições para o InovaCampinas 2019 já estão abertas e podem ser feitas pela internet. Os interessados também podem se inscrever gratuitamente para participar de reuniões de negócios.

Potencial
O presidente da diretoria-executiva da FFCi e diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral, destaca que o objetivo do Campinas Innovation Festival é evidenciar o potencial de inovação e empreendedorismo da região.

“É uma oportunidade para gerar conexões e fortalecer o ecossistema de inovação baseado em tecnologia e sustentabilidade, com a participação de diversas instituições da Região Metropolitana de Campinas”, avalia.

“O festival será uma vitrine para dar visibilidade às ações desenvolvidas em Campinas. O uso da cidade como plataforma de eventos é uma tendência que vem acontecendo em diversas regiões do mundo. Por isso, é muito importante que todas as pessoas e organizações participem desse evento, que é da cidade”, salienta André von Zuben, secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas.