Foto de Leonel recebendo o diploma na Câmara de Barão de Cococais

Leonel Marques recebe homenagem na Câmara de Barão de Cocais

Na quinta-feira, dia 25 de maio, o jornalista- historiador Leonel Soares Marques recebeu uma homenagem dos vereadores da Câmara Municipal de Barão de Cocais, presidida pelo vereador Leonei Pires, com o diploma de Moção de Aplausos, pelos seus 50 anos de jornalismo. Em seu currículo constam publicações em jornais e revistas de Barão de Cocais, Santa Bárbara, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Itabira, João Monlevade, Caeté, Belo Horizonte, Vitória (ES) e Uruaçu (GO), entre outros.
No dia 24 de maio de 1967, iniciou a sua carreira, entrevistando o príncipe Akihito (atual Imperador do Japão) e a princesa Michiko (hoje Imperatriz), nos idiomas japonês e inglês. O futuro Imperador e a Imperatriz do Japão, visitaram a Usiminas e o bairro Cariru (colônia japonesa), em Ipatinga, naquela ano de 1967. No dia 26 de maio, o jornal Diário de Barão registrou os seus 50 anos de jornalismo com uma foto documentando a entrega do diploma de Moção de Aplausos, pelo vereador e médico Dênis Cordeiro Miranda, seu dileto amigo. No dia 30 de maio, o jornalista Júlio César Marques, do Diário de Barão, publicou matéria de capa com uma página inteira, revelando a trajetória de Leonel Marques nestes 50 anos de jornalismo, sendo considerado o decano dos jornalistas da região do Caraça e do Médio Piracicaba, como o mais lonjevo militante na imprensa local e regional. Também o Diário de Itabira, na coluna Pinga Fogo, editou um pequeno texto sobre a justa homenagem recebida na Câmara Municipal de Barão de Cocais, na edição de domingo, dia 28 de maio, lembrando a façanha jornalística de Leonel Marques, que foi editor local do jornal Hora H, de Itabira, em 1988, sob a direção do jornalista e empresário Luís Miller, seu amigo e proprietário da cadeia de jornais diários de Barão, Itabira, João Monlevade, Santa Bárbara, Catas Altas, Alvinópolis, Guanhães, entre outras cidades.
Ainda no dia 24 de maio, o radialista Maxsuel Dias, funcionário da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Barão de Cocais, postou na rede social em seu facebook, às 16h38, um texto que é o seguinte: “Obrigado Leon Smar – 50 anos de jornalismo – Melhor notícia não poderia haver. 50 anos de lápis, caneta e papel: Dedicação, carinho e zelo não tem preço… o valor é inestimável. Como também não há cifras que valorize o trabalho desempenhado por Leonel Marques nestes alcançados 50 anos de profissão e comemorado neste 24 de maio de 2017. Grande amigo, orgulho-me por assim descrevê-lo. Leonel é também historiador, poeta e escritor. Nesta simples homenagem e de poucas palavras não caberia seu vasto curriculum e dados de sua valorosa carreira. Mas, sabemos que existe, o tempo é testemunho deste feito. Leonel Marques desempenha com vigor aquilo que é essencial na vida do ser humano e um de seus bens mais preciosos: a informação. Obrigado Leon Smar, a busca pelo conhecimento é indispensável, dividi-lo é mérito dos grandes. Mais do que transformar fatos em notícias, você é responsável por perpetuar os acontecimentos da história”.

Comentário