class="post-template-default single single-post postid-13190 single-format-standard wp-custom-logo blog-post header-layout-default">

foto ilustrativa de tempo em MS
O volume de chuva registrado nos últimos dias em Mato Grosso do Sul confirmou as estimativas dos institutos de meteorologia que já indicavam a retomada gradativa das chuvas a partir da segunda quinzena de outubro.

A boa notícia é que as precipitações registradas até aqui marcam o retorno da chuvas de forma oficial e gradativa. A afirmação é da coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Franciane Rodrigues que destacou que de agora em diante as chuvas “serão frequentes”.

Tendência de precipitação até 23 de outubro indica volume de chuvas com bons acumulados em torno de 50 milímetros e com áreas de concentração na região pantaneira. A partir daí até o final do mês, a intensidade de chuva aumenta ainda mais, podendo variar entre 50 a 100 milímetros.

Os temporais com granizos, raios e ventos fortes são a principal preocupação das autoridades, pois essas são as principais características desse período de início das chuvas da primavera e requerem bastante cuidado e atenção.

Para esta sexta-feira (16) a previsão do Cemtec indica a possibilidade de chuvas localmente intensas no Estado. O dia terá céu nublado a encoberto e pode chover todas as regiões.

Os índices de umidade relativa do ar estarão elevados neste dia com a variação estimada entre 95% a 60%. Vento fraco a moderado em todas áreas.

As temperaturas poderão variar entre de 20°C a 35°C e na capital a mínima está estimada em 22°C e a máxima em 30°C.