Foi realizada, segunda-feira, dia 25, a operação simulação para os moradores da região central de Barão de Cocais, saírem de suas casas, no caso de rompimento da barragem Sul Superior da mina de Gongo Sôco, da Vale, cuja estrutura está em grau 3 de emergência, que indica um provável colapso. Para não ser atingida pela lama através do rio São João , que corta o centro da cidade, foi acionada sexta-feira, na noite de 22 de março, a sirene alertando a população para o risco de rompimento da barragem de Gongo Sôco.
Nesta segunda-feira, dia 25, foi decretado feriado municipal, pela Prefeitura de Barão de Cocais, para que fosse realizada a evacuação simulada, a partir das 16h, quando novamente a sirene foi acionada preventivamente. Foram mobilizados 74 policiais militares, 24 viaturas, 10 ambulâncias, oito viaturas de Bombeiros, dois helicópteros, 21 psicólogos e 14 médicos , veterinários e biólogos. Ao todo, 652 pessoas trabalharam na operação de simulação que treinou 3.626 moradores a deixarem suas residências num eventual rompimento da barragem de Gongo Sôco. O comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Cel. Sérvio Túlio Mariano Salazar, acompanhou toda a operação de 32 minutos de evacuação para o ponto de encontro no Espaço de Eventos José Furtado, considerado lugar seguro.
Pouco mais de 30% dos moradores do centro urbano participaram da simulação, ou seja, 3.626 moradores que foram às ruas. Expectativa da Defesa Civil era de que 6 mil moradores participassem do simulado. A partir desta terça-feira a operação entre em uma nova fase e aqueles que não aprenderam as rotas de fuga e as estratégias de evacuação devem procurar os órgãos responsáveis para obter mais informações. Também haverá 46 remoções para hotéis da cidade e região, das pessoas doentes e com dificuldade de locomoção. A próxima operação de simulação será com o comércio funcionando. A imprensa nacional está na cidade desde sexta-feira, sendo que a Rede Globo disponibilizou os repórteres Ricardo Soares, Cláudia Mourão e agora Liana Junger, trabalhando em Barão de Cocais. O Globo News e Bandnews, rádio Itatiaia, Redetv!, Record, Band, entre outros estão transmitindo noticiário diário sobre a barragem de Gongo Sôco, direto da cidade.
*Leonel Marques
Moradores cocaienses treinaram para fugir da lama de Gongo Sôco
Comentários desativados em Moradores cocaienses treinaram para fugir da lama de Gongo Sôco