Morre o ex-diretor do Caraça Wilson Belloni aos 85 anos

      Comentários desativados em Morre o ex-diretor do Caraça Wilson Belloni aos 85 anos

Causou pesar na comunidade caracense e em Belo Horizonte, a morte do padre lazarista Wilson Belloni, 85 anos, ex-diretor do Santuário do Caraça, onde trabalhou desde 2004 até 2014, quando passou o comando do santuário e a animação da comunidade ao padre Lauro Palu que há cinco anos está no Caraça. Padre Wilson Belloni nasceu em Belo Horizonte, em 1933 e na paróquia de São José, do Calafate, conheceu a Congregação da Missão (C.M.). Fez estudos iniciais em escola de Belo Horizonte e o ginásio e científico (hoje, ensinos fundamental e médio) no Seminário do Caraça, em 1045 a 1950.
Fez o noviciado em Petrópolis (RJ) em 1951 e 1952, cursou Filosofia e Teologia em 1953 até 1958, quando ordenado sacerdote pela imposição da mãos de dom Hélder Câmara, lendário arcebispo de Recife e Olinda, atuando na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Trabalhou durante três anos no Seminário Maior de Mariana (MG) como disciplinário e professor e três em Assis (SP), onde também se distinguiu como diretor espiritual daquele seminário. Depois foi enviado para o Seminário de Irati (PR), para trabalhar como disciplinário, professor e secretário, coroando seu trabalho como diretor no grande Colégio São Vicente, onde permaneceu 40 anos. Tendo terminado em 2004 seu ministério no campo educacional, veio para o Colégio do Caraça desativado, permanecendo como reitor do santuário por 10 anos, ou seja 2014 , quando assume o padre Lauro Palu, atual diretor, que inclusive está afastado por motivo de saúde.
Padre Wilson Belloni, após deixar a direção do Santuário do Caraça foi por um certo período de tempo, cura (vigário) do Curato de Nossa Senhora das Graças, pertencente à paróquia de São João Batista, em Barão de Cocais, que engloba as comunidades de Sumidouro, Brumal (sede do curato) e Barra Feliz (São Bento), onde foi muito respeitoso e comprometido com a população dos distritos de Santa Bárbara. Em setembro do ano passado, foi tratar-se de sua saúde, em Belo Horizonte, sua terra natal, na Casa de Dom Viçoso, que a província da Congregação da Missão, mantém para os padres lazaristas, já idosos e doentes. Como estava bastante debilitado, foi auxiliado pela equipe de enfermeiras e cuidadoras, que assistem aos sacerdotes aposentados.
Padre Wilson Belloni, descendente de italianos, faleceu aos 85 anos de idade e 60 de sacerdócio, que tinha completado em 28 de setembro de 2018. O Caraça não chegou a fazer a festa do Jubileu de Diamante (60 anos), por ele ter ido tratar-se de saúde em Belo Horizonte, de onde não voltou mais… Ele foi sepultado no jazigo de seus pais, em Belo Horizonte, deixando saudades na comunidade caracense, onde permaneceu durante 14 anos de convivência com as comunidades de Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas.
*Leonel Marques

Comentário