Foto do prédio restaurado

Prédio da antiga Prefeitura e mais recentemente da Biblioteca Pública, totalmente restaurado pelo Ministério Público de Mina Gerais

Foi inaugurada nesta segunda-feira, 24 de setembro, a nova sede das Promotorias de Justiça de Caeté. Ela ocupa um imóvel histórico, na praça João Pinheiro, onde funcionou a Biblioteca Pública, que foi totalmente restaurado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O imóvel onde agora está instalada a sede do MPMG foi tombado no âmbito municipal pelas suas características de edificação colonial. No decorrer das intervenções, foram observadas pelos engenheiros e arquitetos as características originais do edifício.

Célia Corsino, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais, considera a restauração realizada em Caeté um exemplo para outros donos de edificações tombadas e instituições que têm condições de trabalhos semelhantes. “O que foi feito aqui mostra a total possibilidade de se dar a um imóvel antigo um uso absolutamente atual. É uma ação fundamental que mostra caminharmos de mãos dadas visando a preservação do patrimônio cultural”, concluiu Célia.

Comentário

Categorias: Geral