As paróquias de São João Batista (centro), de São José Operário (Andaime/Cocais), em conjunto, promovem os festejos da Semana Santa, em Barão de Cocais. No dia 14 de abril, haverá Bênção de Ramos na capela de São Benedito, com os fiéis saindo em procissão para o Santuário de São João Batista do Morro Grande, às 7h. No mesmo horário, como de costume sai com a procissão de entrada nos bairros de Sagrada Família (Viúva) e São Miguel (João XIII). Na paróquia São José, no distrito de Cocais, haverá Bênção de Ramos na igreja de Sant’Anna, seguindo em procissão para a antiga Matriz do Rosário. Também haverá Bênção de Ramos no povoado de Boa Vista (no distrito de Cocais) e na comunidade do bairro Garcia, onde haverá celebração na Capela São Judas (paróquia São José às 18h.
Na segunda e terça-feira (dias15 e 16), procissão do Depósito das imagens de Nossa Senhora e Senhor dos Passos, respectivamente, nas paróquias São João Batista e São José.
Na quarta-feira, dia 17, haverá a Procissão do Senhor dos Passos da igreja de São José (Andaime/Cocais) e de Nossa Senhora, do bairro São Miguel, rumo à praça Nossa Senhora Aparecida, onde ocorrerá a tradicional Procissão do Encontro. No distrito de Cocais, a mesma cerimônia na Fazenda da Estalagem.
Na quinta-feira, dia 18, Instituição da Ceia do Senhor, na Matriz Santuário, onde haverá a cerimônia de Lava-pés dos Apóstolos, também na Matriz de São José.
Na sexta-feira, dia 19, Descendimento da Cruz (no adro do Santuário) com a procissão do Enterro pelas diversas ruas da cidade. No distrito de Cocais, solene Ação Litúrgica na Igreja do Rosário (Cocais) e Matriz de São José (Andaime/Cocais).
\no Sábado Santo, dia 20, Solene Vigília Pascal e Bênção do Fogo Novo, seguido de celebração na Matriz Santuário e igrejas de Leão XIII (São Miguel) e Igreja do Rosário (Viúva). Na paróquia de São José haverá Bênção do Fogo Novo, no Largo do Rosário (frente da igreja) no distrito de Cocais e na Praça de São José (Andaime) no povoado Boa Vista, (distrito de Cocais)
No Domingo de Páscoa, dia 21, Procissão da Ressurreição , pelas diversas ruas da cidade bem como na paróquia de São José. Na Matriz Santuário São João Batista haverá missa às 7h e ‘9h30.
*Leonel Marques

Comentário