foto do altar da igreja de Socorro
A tradicional festa de Nossa Senhora Mãe Augusta do Socorro, que teve início em 1737, completa 280 anos. Este ano, a festa começou quarta-feira, dia 16 de agosto, se prolongando até o domingo, dia 20, quando o povoado de Socorro comemorou o Dia da Padroeira. De quarta a domingo, teve celebrações, culminando com a Cavalhada de Socorro. No sábado, dia 19, foi promovido o torneio de futebol, com os times da região, na parte da manhã. À noite, foi celebrada missa com a participação da comunidade de André. Logo após a missa, às 21h, teve show com a cantora Cynthia Castelly e, em seguida, show com o cantor Fábio Fran.
No domingo, dia principal da festa de Socorro, às 10h, foi celebrada missa com a comunidade de Caeté, seguindo-se show com os cantores Washington e Waldomiro. À tarde, outra missa solene, presidida pelo pároco de Barão de Cocais (paróquia de São João Batista, à qual a igreja de Socorro está subordinada), padre José Antônio de Oliveira. Logo depois, procissão com o andor da santa padroeira, Nossa Senhora Mãe Augusta do Socorro, cuja imagem de madeira de lei foi trazida em 1752, de Portugal. A procissão foi acompanhada pelos devotos de Nossa Senhora do Socorro, membros da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Barão de Cocais, Tropa da Estrada Real de Raposos (MG), abrilhantada pela centenária Banda de Música Santa Cecília, de Barão de Cocais.
O ponto alto da festa foi às 17h, com a realização da Cavalhada de Socorro, encenada no Largo da Igreja, com os cavaleiros do lugar, rememorando a guerra medieval entre mouros e cristãos, sob os acordes da banda de música. O show de encerramento, após a Cavalhada, com os cantores U2rias & Anna Mell, seguido de espetáculo pirotécnico.
*Leonel Marques

Comentário