Previsão do tempo para a virada para 2021 nas capitais, pela Climatempo

  

Foto de vista aérea da cidade de São Paulo
O ar quente úmido predomina sobre o Brasil no último dia de 2020. O excesso de calor e de umidade formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em quase todas as capitais brasileiras na virada para 2021. Além disso, uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e chega a São Paulo . Algumas nuvens de chuva também se formam pelo litoral nordestino e provocam chuva, mas de forma passageira.

Confira os detalhes da previsão do tempo da Climatempo para virada para 2021 em todas as capitais brasileiras:

Região Sul
O ano de 2020 termina com a passagem de uma frente fria sobre o Sul do Brasil que vai deixar o tempo bastante instável, com muita nebulosidade e risco de fortes pancadas de chuva em praticamente toda a Região.
Para as capitais Curitiba e Florianópolis , a previsão é sol pela manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva forte. O risco de chover na hora da virada também é alto. O dia 31 de dezembro de 2020 será bem abafado em Curitiba e Florianópolis.
Já para Porto Alegre , a previsão é de chuva na madrugada e pela manhã, mas depois as áreas de instabilidade se afastam. Durante a tarde e na noite do dia 31 de dezembro de 2020, Porto Alegre deve estar com bastante nebulosidade e temperatura agradável, mas não deve chover.
O primeiro dia de 2021, será com muita nebulosidade e condições para chuva a qualquer hora em Curitiba e na região de Florianópolis. A temperatura fica amena o dia todo.
Porto Alegre tem sol com algumas nuvens e não há expectativa de chuva. A temperatura fica agradável.

Região Sudeste
Uma frente fria vai causar mudanças no tempo na Região Sudeste do Brasil na virada de 2020 para 2021. O dia 31 de dezembro de 2020 é com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite em praticamente todas as áreas.
Em Vitória , a virada para 2021 será com tempo firme e não há previsão de chuva. A noite será quente e com tempo firme.
Para o Rio de Janeiro , a previsão para o último dia de 2020 é de sol e bastante calor, com algumas pancadas de chuva à tarde e no começo da noite. Mas na virada para 2021, a chance de chover é baixa. A noite será quente.
Na região da cidade de São Paulo, o dia 31 de dezembro de 2020 será quente, com períodos de sol pela manhã. Mas à tarde e à noite, as pancadas de chuva vão dominar o tempo e há risco de temporais. A chuva pode causar problemas na capital paulista. A chance de chover na hora da virada para 2021 é grande.
Em Belo Horizonte, o ano de 2020 termina com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite. Essas pancadas podem acontecer também no momento da passagem para 2021, mas não deve chover de forma generalizada. A noite do dia 31 será abafada na região de Belo Horizonte.
Para o dia primeiro de janeiro de 2021, a previsão é de sol e calor pela manhã na região de Vitória e também de Belo Horizonte, mas com pancadas de chuva à tarde e à noite, por causa do aquecimento ao longo do dia e também da chegada de uma frente fria ao Rio de Janeiro.
Essa frente fria muda o tempo no Rio no primeiro dia de 2021. A chuva já começa pela manhã e o tempo fecha de vez durante a tarde e a noite, com risco de chuva forte. O ar ainda fica abafado na maior parte do dia, mas deve refrescar à noite.
Já para a cidade de São Paulo, a previsão é de que o primeiro dia de 2021 seja com muita nebulosidade, temperatura amena e chuva ao longo do dia. Há risco de chuva moderada a forte em vários momentos.

Região Centro-Oeste
Último dia de 2020 é com sol e calor nas capitais Goiânia , Brasília e Cuiabá , mas tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. O risco de chover na virada para 2021 é maior em Goiânia e em Cuiabá.
Para a Região de Campo Grande , a previsão é de tempo bastante instável no último dia de 2020. Áreas de instabilidade vão provocar pancadas de chuva ao longo do dia e há risco de chuva forte. A chance de chover na hora da virada também é grande.
No primeiro dia de 2021, uma frente fria vai deixar o tempo ainda mais instável em Mato Grosso do Sul. A previsão é de chuva forte para a região de Campo Grande.
Para as capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília, a previsão é de várias horas com sol forte, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas dessas pancadas podem ter moderada a forte intensidade.
Em todas as capitais da Região Centro-Oeste, o último dia de 2020 e o primeiro dia de 2021 serão bastante abafados.

Região Nordeste
O último dia de 2020 é com sol e chuva passageira em todas as capitais do leste do Nordeste. Na região de Salvador , Aracaju , Maceió , Recife , João Pessoa e Natal , o sol aparece na maior parte do dia e a chuva é passageira.
Na região de Fortaleza , as pancadas de chuva podem acontecer várias vezes durante o dia e o sol aparece entre muitas nuvens.
Para Teresina a previsão é de pancadas de chuva e períodos com sol no último dia de 2020. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes.
Já para São Luís do Maranhão, a previsão é de muita nebulosidade e várias pancadas de chuva ao longo do último dia de 2020. Há risco de chuva forte.
Para o primeiro dia de 2021, a previsão é de sol forte em Salvador e também na região de Aracaju.
Maceió, Recife, João Pessoa e Natal começam 2021 com bastante sol e chuva passageira.
Para a região de Fortaleza, a previsão é de pancadas de chuva e períodos com sol. A chuva pode ser moderada.
Para Teresina e São Luís, a previsão é de um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, que podem acontecer a qualquer hora. Há risco de chuva moderada a forte.

Região Norte
Entre as capitais da Região Norte, apenas Palmas , capital do Tocantins, termina o ano de 2020 com tempo seco, sem previsão de chuva. Um sol fica forte o dia todo, faz muito calor e o tempo fica firme também na hora da virada para 2021.
Já nas capitais Belém , Macapá , Porto Velho e Rio Branco , o último dia de 2020 será com tempo muito instável. Várias pancadas de chuva ocorrem ao longo do dia e o céu fica sempre carregado de nuvens. Há risco de chuva forte e a chance de chover na hora da virada é grande.
Para as capitais Manaus e Boa Vista , a previsão é de pancadas de chuva principalmente à tarde à noite, mas também há risco de raios e de chuva moderada a forte. Pode chover na hora da virada para 2021.
Para o dia primeiro de 2021, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite na região de Porto Velho, de Rio Branco e também de Palmas. A região de Manaus, de Boa Vista e de Macapá também terão períodos com sol no primeiro dia de 2021 e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Já para região de Belém, a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Independente da hora que essas pancadas de chuva ocorrerem, todas as capitais da Região Norte estão sujeitas a chuva moderada a forte no primeiro dia de 2021.