Foto do de portaria do prédio da Unesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) alterou as datas do calendário de provas para o Vestibular 2021. As provas da primeira fase serão aplicadas em 30 e 31 de janeiro (sábado e domingo). A segunda fase será realizada em 28 de fevereiro (domingo). As novas datas não coincidem com as de outras seleções: Enem presencial, USP e Unicamp.

O adiamento foi necessário em razão da pandemia de Covid-19. O resultado final do Vestibular Unesp 2021 agora está previsto para ser divulgado em 19 de março do próximo ano.

Além de adiar as datas, a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp) também decidiu, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação da Unesp (Prograd), realizar a primeira fase em dois dias, em vez de repetir o modelo de dia único na primeira fase aplicado nos anos anteriores.

Modelo
Nesse modelo para o Vestibular 2021 da Unesp, os candidatos seguirão fazendo um só dia de prova na primeira fase, mas serão divididos em dois grupos diferentes para minimizar os efeitos de aglomeração nos locais de prova. No ano passado, a primeira fase do exame foi aplicada para 95.440 candidatos em 35 cidades, sendo 31 delas no estado de São Paulo.

“Serão duas provas de conhecimento gerais equivalentes em termos de conteúdo e dificuldade. Uma será aplicada aos candidatos da área de Biológicas e outra aos candidatos das áreas de Humanidades e Exatas”, diz o diretor-presidente da Vunesp, professor Antonio Nivaldo Hespanhol.

Segundo estudos realizados pela Fundação Vunesp, responsável pelo exame, os candidatos da área de Biológicas representam, historicamente, cerca de metade dos inscritos do Vestibular da Unesp, o que permite equacionar essa separação dos candidatos em dois dias diferentes na primeira fase. “Assim, além de evitar aglomeração, também maximiza o uso do espaço físico”, completa o gestor.

Mais informações
Para obter informações sobre todos os cursos da universidade, o interessado deve acessar o Guia de Profissões da Unesp: www.unesp.br/guiadeprofissoes.
Para tirar dúvidas sobre o Vestibular, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp: https://www.vunesp.com.br/FaleConosco. Outra opção é acessar o site www.vunesp.com.br.