Foto ilustrativa
Os quase 4 milhões de participantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 se preparam agora para conferir as notas na Página do Participante . Os resultados serão divulgados em 17 de janeiro.

Além de conferir a nota final na página, os participantes terão acesso ao seu número de inscrição, que é imprescindível, por exemplo, para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). Entretanto, os participantes que não se lembram da senha escolhida poderão solicitar a redefinição e cadastrar uma nova.

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fica aberto entre 21 e 24 de janeiro, para quem quer se candidatar a uma vaga nas instituições públicas. Para se inscrever, o participante precisa ter feito o Enem e obtido nota maior do que zero na redação. É necessário ter o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no portal do Enem.

ProUni – Para quem vai se candidatar a bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares, o Programa Universidade para Todos receberá as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2020, entre 28 e 31 de janeiro. Podem se inscrever brasileiros que não tenham diploma de curso superior e que tenham realizado o Enem 2019. O participante deverá acessar o site do ProUni, informar seu número de inscrição no Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada na Página do Participante.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o Enem colabora para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do ProUni e de convênios com instituições portuguesas – e a programas de financiamento e apoio estudantil, como o Fies. Os resultados também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.