A Prefeitura de Santa Bárbara publicou nota informando que mesmo ainda não paralisando os serviços, neste momento, o Município, que tem se movimentado para realocar os recursos orçamentários, em virtude da ausência de repasses devidos pelo Estado, destacando a sua solidariedade com o movimento dos municípios mineiros que reclamam dos atrasos nos repasses pelo Estado.
A dívida do estado com Santa Bárbara já está na casa dos R$ 7.242.170,07 e envolve atraso nos repasses do ICMS, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), da Saúde, Assistência Social, transporte escolar, entre outros setores.
Na região, a Associação dos Municípios do Médio Rio Piracicaba (Amepi), que reúne 17 municípios, registra, até este momento, um déficit de aproximados R$ 100 milhões nos cofres públicos.
Segundo o governo municipal de Santa Bárbara, o município, neste primeiro momento, não paralisará suas atividades, entretanto, está alinhado a esta causa, mostrando total apoio ao movimento e àqueles que paralisarão seus serviços, entendendo a particularidade de cada um.
A| Prefeitura informou ainda que Santa Bárbara tem se movimentado, financeiramente, a fim de reorganizar o orçamento, conforme as suas condições. Contudo, é importante destacar que estas ações já estão no limite da capacidade local, visto que, estes recursos atrasados garantem o funcionamento básico da saúde e da educação, além de serem utilizados no pagamento de servidores públicos.