Foto de momento da festa de Santo Antônio
A cidade histórica de Santa Bárbara comemorou nesta terça-feira, dia 13 de junho, o dia de seu padroeiro, Santo Antônio. O Centro Histórico da cidade ficou totalmente enfeitado, com barraquinhas e palco para shows em frente da Matriz de Santo Antônio, onde foi celebrada missa e trezena, iniciada no domingo, dia 4 de junho.
A primeira celebração foi realizada na Reitoria de São Vicente, no bairro São Vicente, em Santa Bárbara, de onde saiu uma procissão motorizada até a capela de Santa Mônica, onde foi dada a bênção nos veículos, motoristas, motociclistas e cavaleiros e amazonas. Às 12h, houve o tradicional repique de sinos em todas as igrejas e capelas da cidade. A missa solene foi na Matriz de Santo Antônio (1727), onde foi feita a bênção do Santíssimo Sacramento e distribuição de pães aos fiéis.
Segundo o pároco padre Elias Bartolomeu, a festa de Santo Antônio é realizada há mais de 300 anos. O antigo arraial Santo Antônio do Rio Abaixo foi fundado no dia 4 de dezembro (dia de Santa bárbara) de 1704 e a paróquia em 1724, completando 293 anos de fundação, sendo uma das primeiras de Minas Gerais.
*Leonel Marques

Comentário