class="post-template-default single single-post postid-1458 single-format-standard wp-custom-logo blog-post header-layout-default">

Santa Bárbara abriga tropeiros da região do Caraça, que participarão do 15º aniversário do Museu do Tropeiro, no distrito de Ipoema, em Itabira. O evento começa na sexta-feira, dia 06 de abril, em Santa Bárbara, com a abertura oficial e saída das comitivas de tropeiros rumo a Ipoema. Eles percorrerão cerca de 50 km até Bom Jesus do Amparo, passando por Barão de Cocais, onde confraternizam e pernoitam em Bom Jesus.

Em Ipoema haverá show da banda Gema no haras Velho Oeste. No sábado, dia 7, haverá saída dos cavaleiros da Chapada Tendas, distrito de Senhora do Carmo (Itabira) e Bamba (São Gonçalo do Rio Abaixo), com destino ao haras Velho Oeste. Em Bom Jesus do Amparo, a tropa será abençoada antes de continuar a cavalgada até o distrito histórico de Ipoema. Uma confraternização comandada pela dupla sertaneja Sérigio & Delson, com a presença de todos os cavaleiros, está marcada para o meio-dia no haras, a festa que já virou ponto de encontro de “tropeiros”. Um dos momentos mais aguardados da festa está agendado para as 16h com a saída das tropas do haras Velho Oeste rumo ao centro do distrito de Ipoema. Às 16h45, haverá uma bênção aos cavaleiros em frente ao Museu dos Tropeiros, fundado há 15 anos, em 2003. Ainda, no sábado, se apresentarão os Estaladores de Chicote e Lavadeiras de Ipoema, com suas cantigas, na praça Augusto Guerra. Logo após, show de Renato Caetano.

O encerramento da programação ficará por conta do cantor Clever Paulo e Banda Raiz. A festa, que todos os anos atrai milhares de pessoas, inclusive de outras cidades como Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Nova União e de povoados e distritos vizinho. Shows, confraternização entre cavaleiros e demonstração de fé fazem parte da programação do 15º aniversário do Museu do Tropeiro de Ipoema, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo de Itabira.
*Leonel Marques

Comentário