O jornalista Francisco Emery Quites (Fran) editor do jornal Voz do Caraça e enxadrista, está promovendo no dia 13 de abril (sábado) a partir das 9h até 16h30, o II Torneio de Xadrez de Santa Bárbara. São esperados cerca de 30 enxadristas da região do Caraça (Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas) além de Caeté, Bom Jesus do Amparo e São Gonçalo do Rio Abaixo. Para este torneio Fran convidou o campeão brasileiro de xadrez, Diego Duarte e Alexandre de Castro, campeão mineiro do I Open de Xadrez do Caraça, ano passado e enxadrista consagrado na década de 1970.
De Barão de Cocais participarão o promotor de Justiça da comarca cocaiense, o enxadrista Cláudio de Almeida, o jornalista cocaiense Leonel Soares Marques, ex-campeão municipal de xadrez de Barão de Cocais na década de 1970, quando enfrentou o enxadrista russo Dimitriy Ivannovitch Gravillof, ex-integrante da Academia Imperial Russa e falecido na década de 1990, em Barão de Cocais, onde era funcionário metalurgista da Companhia Brasileira de Usinas Metalúrgicas (CBUM, atual Gerdau). O jornalista Fran informou que o Clube de Xadrez de Santa Bárbara estará sendo inaugurado no dia 27 de abril, com presenças de crianças (alunos de escolas municipais e estaduais) e adultos já matriculados.
O Clube de Xadrez estará funcionando no prédio da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Bárbara, `rua Tenente Carlos nº 12, esquina com a rua João Motta, próximo da Caixa Econômica Federal. Serão professores, enxadristas Anderson Araújo, Flávio Magalhães, Felipe Souza Quites (Filho de Fran) e Tarcísio Magalhães, que participaram do I Torneio de Xadrez de Caeté, realizado no sábado, dia 30 de março. O jornalista Fran, foi comandando a caravana até a cidade histórica de Caeté.
*Leonel Marques

Comentário