No próximo sábado, dia 27 de abril, ocorrerá a inauguração do Clube de Xadrez de Santa Bárbara, com a primeira aula inaugural ministrada pelo professor de xadrez e enxadrista Bruno Jacomini, ex-campeão mineiro de xadrez em 2003. Ele também participará do Torneio Interno do Clube de Xadrez, que será realizado no dia seguinte, domingo, dia 28, com a participação de 30 enxadristas do município e da região do Caraça (Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas e Caeté).
Jovens e adultos, além de alunos das escolas municipais e estaduais do município estarão presentes na aula inaugural do Clube d Xadrez, iniciativa do jornalista Francisco Emery Quites (Fran), editor do jornal Voz do Caraça, que apóia o evento esportivo em Santa Bárbara, que será promovido na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas, rua Tenente Carlos nº 12, esquina com a rua João Mota, próximo do prédio da Caixa Econômica Federal.
O enxadrista Bruno Jacomini, profissional certificado para atuar com processos de coaching, estratégias de xadrez para empresas e projetos, carreira e educação, atua como árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Ele ainda executou projetos de xadrez em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Barbacena, Ibirité, Formiga, Itatiaiuçu e agora em Santa Bárbara. Segundo as instruções de Bruno Jacomini, o Xadrez desenvolve o raciocínio matemáztico, pensamento crítico, melhora a imaginação e criatividade e comunicação. Para crianças é bom apoio escolar, desenvolvendo habilidades como observação, reflexão, análise e síntese. Para as pessoas da terceira idade (acima de 60 anos), segundo estudos publicados no ” The Journal of Medicine”, quem joga xadrez diminui o risco de sofrer Alzheimer, estimula a memória e reflexo e outras doenças senis. Para o jornalista Fran (jornal Voz do Caraça) de Santa Bárbara, as matrículas estão abertas e os professores de xadrez são Anderson Araújo, Flávio Magalhães, Felipe Souza Quites (filho de Fran) e Tarcísio Magalhães. Quanto ao II Torneio de Xadrez de Santa Bárbara, o enxadrista mineiro Diogo Duarte Guimarães, atual campeão brasileiro de Xadrez Rápido, sagrou-se campeão do II Torneio de Xadrez de Santa Bárbara. Após o torneio, no dia 15 de abril, foi realizado ao ar livre, na Praça Pio XII, uma “simultânea” com a participação de 10 enxadristas e o campeão Diogo Duarte venceu todos os 10 jogadores de Xadrez. O professor de Xadrez, Anderson Araújo, jogou uma partida de xadrez contra o campeão brasileiro Diogo Duarte de olhos vendados e de costa e ele (Diogo) venceu o professor, numa façanha inédita para o público presente. Os jogos da simultânea começaram às 19h30 e terminaram às 22h. Diogo Duarte participou recentemente do Torneio Mundial de Xadrez, realizado na cidade São Petersburgo, na Rússia. Aproveitou a viagem e convidou uma jogadora russa, Aleksandra Pershikova para participar do II Torneio de Xadrez de Santa Bárbara, como convidada especial. O idioma de comunicação com a enxadrista russa foi em inglês.
*Leonel Marques

Comentário