class="post-template-default single single-post postid-15303 single-format-standard wp-custom-logo blog-post header-layout-default">

Foto de ação da Defesa Civil
A forte frente fria que avançou até a Região Sudeste do Brasil no primeiro fim de semana de fevereiro levou chuva para todo o Espírito Santo e também derrubou a temperatura. A capital, Vitória, bateu o recorde de menor temperatura do ano e de menor temperatura máxima do ano por dois dias consecutivos. Além disso, a média de chuva para fevereiro foi superada apenas com a chuva acumulada entre os dias 7 e 8 de fevereiro.

Segundo o Climatempo, depois de um janeiro muito quente e seco, uma frente fria conseguiu chegar até a região Sudeste do Brasil espalhando a chuva também sobre o Espírito Santo. A chuva foi bastante volumosa durante o primeiro fim de semana de fevereiro, mas agora a frente fria começa a perder força sobre a Região Sudeste.

Em apenas em 24 horas, no período entre 9 horas do dia 7 e 9 horas de 8 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou um acumulado de 81,8 mm. Isso representa pouco mais do que a média Climatológica de chuva para fevereiro em Vitória, que é de 79,4 mm. O total de chuva acumulado em 48 horas, entre 9 horas do dia 6 e 9 horas do dia 8 de fevereiro foi de 111,8 mm.

Somente em 3 dias, entre 5 e 8 de fevereiro várias regiões do Estado, incluindo municípios da Grande Vitória, acumularam mais de 120mm de chuva. Isso representa praticamente toda a chuva média para fevereiro.

Segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, para maioria das áreas do Espírito Santo o volume médio de chuva para fevereiro varia de 100 a 125 mm. No extremo sul do estado e na região serrana do Caparaó, o volume de chuva é um pouco maior chegando até 150 mm em fevereiro.

Para esta terça-feira, 9 de fevereiro, a previsão ainda é de muita nebulosidade e chuva frequente sobre o Espírito Santo. Há risco de temporais no estado e a temperatura continua amena.

A partir de amanhã, quarta-feira, 10, as áreas de instabilidade enfraquecem e todo espírito santo volta a ter períodos com sol, mas ainda há previsão de pancadas de chuva na quarta e na quinta-feira, 11 de fevereiro. A semana vai terminar com tempo seco com muito sol e calor em todo o Espírito Santo

Recorde de baixa temperatura em Vitória
A chuva, o excesso de nebulosidade e o vento frio de origem polar que predominaram sobre Vitória nos últimos dias causaram uma acentuada queda da temperatura. A capital capixaba registrou as menores temperaturas de 2021, até agora. O recorde de baixa temperatura foi duplamente batido por duas vezes consecutivas.

No domingo, 7 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 21,2°C de temperatura mínima e 24,0°C de temperatura máxima. Na segunda-feira, 8, a mínima foi de 20,7°C e máxima de 22,8°C.
Fonte: Climatempo