O secretário de Cultura e turismo de Barão de Cocais, professor Rafael Augusto Gomes informou que a tradicional Festa dos Pés de Pomba, na sua 45ª edição, não será realizada nos dias 26 28 de julho, sendo adiada para o mês de agosto. É a primeira vez na história da Festa dos Pés de Pomba que o evento não será realizado no último final de semana de julho.
O motivo alegado para o adiamento é que a mineradora Vale, que patrocina a Festa os Pés de Pomba, este ano disponibilizou a verba para o mês de agosto, sendo contraproducente, pois os participantes já não estarão em período de férias escolares. Os que residem fora do município, estudando em faculdades brasileira, irão ter dificuldades para participação no evento, apesar de ser fim de semana, que será realizada a Festa dos Pés de Pomba, cuja história no Aconteceonline na semana passada, repercutiu entre os moradores de Barão de Cocais e Santa Bárbara.
As duas cidades tinha o apelido jocoso de “pés de pomba” (cocaienses) e “játeve” (santa-barbarenses), iniciando-se as hostilidades entre os habitantes dos dois municípios. Com a criação da Festa dos Pés de Pomba, em Barão de Cocais, em julho de 19784, numa iniciativa dos jornalistas J.D. Vital, Leonel Soares Marques e José Geraldo, o outrora apelido jocoso de “pé-de-pomba”, tornou-se motivo de orgulho para os cocaienses, enquanto Santa Bárbara, não assumiu a festa dos “játeve”, pois os habitantes não sentiam confortáveis. O certo é que o tempo se encarregou de apagar as hostilidades ente os dois municípios vizinhas.