A 45ª Festa dos Pés de pomba será realizada em Barão de Cocais na próxima semana, dia 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, no espaço de eventos José Furtado (atrás do estádio do Metalusina). A festa “temporã” (pois ela é realizada tradicionalmente na última semana de julho) contou com o patrocínio da mineradora Vale, que aceitou investir no evento como forma de amenizar o desgaste da imagem, que está sofrendo devido ao risco de rompimento da barragem Sul Superior da mina do Gongo Sôco, que tem mantido todo o município em estado de alerta, desde fevereiro. A Prefeitura de Barão de Cocais não informou o valor do patrocínio da Vale.

O evento terá como atrações principais na abertura da festa, na sexta-feira (30), com a apresentação da dupla sertaneja Henrique e Diego, com seus sucessos “Suite 14” e “Raspão”. A banda Tianastácia será a atração do sábado (31). No Domingo (1º/09) se apresenta a Orquestra Opus e o músico Dado Villa-Lobos, que foi guitarrista da banda Legião Urbana.

Também está previsto a realização da Jornada do Patrimônio Histórico, com caminhada ecológica dos escolares à região da Pedra Pintada, sítio arqueológico que contém pinturas rupestres de seis mil anos antes de Cristo. Ainda será realizado o Festival Gastronômico e exposição dos produtos das Quitandeiras de Cocais, no espaço de eventos José Furtado, em Barão de Cocais.
*Leonel Marques, de Barão de Cocais