O mestre brasileiro de xadrez, Roberto Brito Molina (Roberto Molina), natural de Belo Horizonte, no sábado, dia 12 de janeiro, sagrou-se campeão do 1º Torneio de Xadrez de Santa Bárbara. Cerca de 30 enxadristas provenientes de Barão de Cocais, Santa Bárbara, Caeté, Itabirito, Nova Lima, Belo Horizonte, entre outras cidades disputaram o prêmio do primeiro lugar do Torneio de Xadrez, que começou às 11h e terminou às 16h30. Logo após, o final do torneio de Santa Bárbara, o campeão Roberto Molina resolveu jogar contra nove enxadristas simultaneamente, jogadas conhecidas no jargão do xadrez de simultânea. Ele venceu todos em menos de uma hora de duração.
Entre os enxadristas que disputaram o Torneio de Xadrez de Santa Bárbara, estavam o promotor de Justiça da comarca de Barão de Cocais, Cláudio Daniel de Almeida, Francisco Emery Quites (organizador do torneio) editor do jornal Voz do Caraça, que promoveu o evento em parceria com a empresa Cenibra, ex-seminarista do Caraça, Rodolpho Abreu, de 81 anos de idade, Roberto Capel Molina (pai do campeão Roberto Molina) de 74 anos, o engenheiro Luciano Tomazi Penna, descendente do presidente da República, Affonso Penna, natural de Santa Bárbara, as irmãs gêmeas cocaienses Denise e Roseane Soares da Silva, de 16 anos, Thaís Ramos Pereira, de 17 anos, todas alunas da Escola Estadual José Maria de Morais, em Barão de Cocais, jornalista cocaiense Leonel Soares Marques, ex-campeão municipal de xadrez em 1973, entre outros enxadristas da região do Caraça e Médio Piracicaba e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O juiz do torneio foi o professor de xadrez Flávio Magalhães, não constatando faltas entre os enxadristas, que obedeceram as novas regras do jogo real de xadrez aprovadas em 2018. A classificação geral do Torneio de Xadrez de Santa Bárbara, ficou assim: Roberto Molina (1º lugar), Bráulio Silva Ribeiro (2º), André Luís Sampaio (3º), Eudson Antônio Penido (4º e Neivaldo Jacob da Circunzição (5º).
*Leonel Marques