O conselheiro e contador, ex-deputado, Mauri Torres, 69 anos de idade, radicado em João Monlevade e ex-assessor financeiro da Prefeitura de Barão de Cocais, na gestão do prefeito Waldemar das Dores (Mamário), na década de 1980, tomou posse como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE_MG). A solenidade em Belo Horizonte, contou com as presenças do governador de Mias, Romeu Zema, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus (PV) e do presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Messias de Morais. Também foram empossados os conselheiros do TCE#, José Alves Viana como vice-presidente e Gilberto Monteiro Diniz como corregedor.
Na abertura da solenidade de posse de Mauri Torres, o conselheiro Cláudio Couto Terrão, fez o seu último pronunciamento como presidente do TCE. O governador Romeu Zema disse: ” a crise que afeta Minas, será superada a médio e longo prazos!. Mauri Torres, em seu discurso de posse relatou que “todos os agentes públicos devem buscar soluções plausíveis para Minas Gerais na atual situação de crise econômica a que o estado vive”, afirmou o novo presidente do TCE.
O conselheiro do TCE, Mauri José Torres Duarte, nasceu em 1950, na cidade de Guararema (SP), mas cresceu entre Nova Era e João Monlevade (MG). Iniciou sua vida pública, prestando assessoria administrativa e financeira a municípios da região do Médio Piracicaba entre eles, Barão de Cocais, na gestão do prefeito Waldemar da Dores (Mamário), que o lançou na política mineira como candidato a deputado estadual. Em 1991, assumiu o seu primeiro mandato de deputado na Assembleia Legislativa, onde permaneceu por seis legislaturas consecutivas até 2011, quando foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Durante a sua atuação parlamentar, ocupou vários postos de liderança, além de ter sido corregedor-adjunto e membro da mesa diretora. Eleito presidente da Assembleia Legislativa em 2003, instalou a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, a Ouvidoria, o Siafi-Assembleia e Pregão Eletrônico. Em 2005 foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa (ALMG), tornando-se primeiro presidente a cumprir dois mandatos seguidos. Mauri Torres foi o político majoritário em Barão de Cocais por muitos anos. O ex-prefeito cocaiense, Geraldo abade das Dores, representando a família Waldemar das Dores (Mamário), seu pai e irmã Cléria Maria das Dores, também ex-prefeitos da cidade, assistiu a posse de Mauri Torres, como convidado especial.
*Leonel Marques